Cinco treinos para melhorar a circulação sanguínea

09/10/2017 | atualizado em 11/10/2017 | Da Redação
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Eles mantêm as artérias e vasos mais saudáveis e livres de problemas

pés de uma mulher praticando caminhada, uma dos exercícios que melhoram a circulação sanguínea

Sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, hereditariedade e obesidade: esses são alguns dos fatores que desencadeiam problemas vasculares, que afetam 35% da população brasileira, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sem falar, que as mulheres são as mais atingidas por complicações, já que as alterações hormonais, o uso contínuo de anticoncepcionais, a gravidez e a utilização frequente de roupas e sapatos apertados, além de saltos muito altos são hábitos que potencializam o quadro.

Para Élcio Pires Júnior, coordenador da cardiologia e cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, vale a pena apostar nas atividades físicas para evitar doenças, uma vez que os exercícios fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço. “Durante e após a prática, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares como o infarto”, afirma. Veja abaixo dicas de treinos que melhora a circulação e o retorno venoso, elencadas pelo médico.

  1. Caminhada | Contribui para bombear o sangue, ajudando a ativar a circulação. Os movimentos que se exercem ao caminhar são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos. O ideal são 20 minutos diários em ritmo médio para rápido.
  2. Alongamento | É considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas, afinal alongar e esticar aliviam dores e cansaços.
  3. Andar de bicicleta | Ativa os movimentos musculares e melhora a circulação sanguínea. Até a simulação de bicicleta, deitado no chão, produz o mesmo efeito porque o movimento favorece o retorno do sangue para o coração.
  4. Musculação | Força a passagem de sangue por meio dos vasos por um período curto, seguido de um período de relaxamento. Recomenda-se que seja realizada sempre com os pesos indicados por um educador físico e com supervisão de um especialista.
  5. Atividades aquáticas | A natação e a hidroginástica dilatam e relaxam os vasos, o que facilita a circulação sanguínea e fortalece o coração, deixando os batimentos mais estáveis.