Entenda a importância de aquecer antes do treino

10/02/2017 | atualizado em 12/02/2017 | Da Redação
Fitness
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Essa atividade prepara o corpo para os exercícios que serão realizados

woman's muscular legs on treadmill, closeup

Se você tem o costume de chegar na academia e ir direto para os aparelhos, saiba que esse é um dos maiores erros de quem pratica atividades físicas. Isso porque o aquecimento é essencial para evitar danos ao corpo e promover bons resultados. “O aquecimento tem a função principal de preparar o corpo para o esforço mais intenso. Então além de evitar lesões, ele tem a missão de aumentar a circulação sanguínea no músculo, deixando-o munido de oxigênio e nutrientes para executar o esforço”, explica Ricardo Barbosa de Souza, profissional de educação física da Rede Just Fit Academias, de São Paulo (SP). Ele destaca que essa prática ajuda o praticante a ter mais força e melhor amplitude de movimento, o que contribui com o desempenho e previne danos que podem afastar o atleta da prática esportiva. Outro fato importante sobre os aquecimentos é que eles podem ser de dois tipos: gerais ou específicos. O primeiro consiste em realizar atividades que aquecem o corpo no geral e não apenas o músculo a ser exigido. Por exemplo, atividades de corrida ou pular corda para quem vai treinar o peitoral. Esses mesmos exercícios também podem ser considerados específicos, caso sejam realizados antes de uma série direcionada para as pernas.