Exercícios físicos ajudam a prevenir a sarcopenia

08/02/2017 | atualizado em 12/02/2017 | Da Redação
Fitness
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Quadro traz a perda de massa e força muscular

Você já ouviu falar sobre sarcopenia? Ela consiste na perda de massa e força da musculatura esquelética, que faz parte do processo fisiológico do envelhecimento. De acordo com a educadora física da Bio Ritmo, Carolina dos Santos, de São Paulo (SP), esse quadro pode ser acentuado em casos de imobilizações ou em que a pessoa tenha que ficar de acamada, já que esses fatores contribuem com o enfraquecimento do músculo. “Sendo um fenômeno aparente em idosos, a fraqueza muscular e a pouca massa muscular podem ocasionar muitas quedas, ou mesmo má postura, fraqueza para executar atividades diárias e fragilidade”, comenta.

 

A boa notícia é que é possível amenizar e até prevenir esse problema. “A atividade física é o melhor remédio. Os exercícios aumentam o ganho de força muscular. E para que se ganhe força, aumenta-se também o número de fibras musculares, invertendo o processo da sarcopenia em que há perda de força e massa muscular”, explica Carolina. Ela afirma, ainda, que os exercícios mais indicados são os resistidos, que apresentam resistência à contração muscular, como a musculação. Outra forma de evitar o problema é apostar em uma alimentação equilibrada e rica em proteínas – nutriente que é essencial para a construção dos músculos.