Mantenha-se sempre hidratada!

08/11/2017 | Da Redação
Fitness
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A perda de líquidos durante os exercícios pode gerar carência de minerais

mulher bebendo água para manter-se hidratada

O suor é de extrema necessidade durante a prática de atividades físicas, uma vez que ele ajuda a regular a temperatura corporal. Entretanto, neste processo, também há uma grande perda de líquidos e minerais, o que serve de alerta ao estado de hidratação antes, durante e após o exercício, para tornar a prática constante e eficiente.

E para manter o corpo hidratado, o Instituto de Medicina (IOM) recomenda que os homens consumam 3,7 litros de água por dia e as mulheres, 2,7 litros. Bianca Naves, nutricionista da NutriOffice, de São Paulo (SP) dá uma dica prática para alcançar essa meta: “Além da água, investir no consumo de chás é uma ótima opção de atingir diariamente a quantidade de líquidos recomendada. Por terem diversos sabores, eles ainda ajudam quem gosta de variar os tipos de líquidos consumidos e ainda não acrescentam calorias ao cardápio, quando consumidos sem açúcar e/ou leite”, diz.

Mulheres devem consumir aproximadamente 2,7 litros de água por dia

Pesquisadores apontam que a hidratação adequada, não somente para a prática de atividades físicas, mas para um estilo de vida mais saudável, deve ser feita não pela grande quantidade de água ingerida, mas pela constância, procurando deixar o corpo sempre em equilíbrio. “Em geral, é recomendada a ingestão de até meio litro de água cerca de duas horas antes de se movimentar. O importante é estar sempre hidratado para a prática de atividade física”, ressalta Bianca.

Durante os exercícios, a nutricionista explica que o consumo deve ser a cada 15 minutos e uma quantidade que varia de meio a dois litros, dependendo da atividade física escolhida, além de outros fatores como intensidade, idade, sexo, entre outros. Por isso, é fundamental sempre buscar uma orientação individualizada. “Após o término da prática, o ideal é que faça a reposição de líquidos com água, chás, entre outros, devido as perdas pelo suor e urina”, explica Bianca.

A nutricionista ainda sugere alternativas para se manter hidratado. “Carregue sempre uma garrafa hermética com água ou chá gelado. Para os que sempre esquecem de consumir líquidos, opte por aplicativos de celular que regulam o consumo diário”, sugere.