Musculação: aliada da saúde

23/03/2018 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Mais do que definir o corpo, o treino ajuda a prevenir doenças

Afirmar que os exercícios aeróbicos são os únicos que contribuem com o emagrecimento é um erro. Isso porque a musculação também tem influência para lá de positiva nesse processo. “Exercícios anaeróbicos aumentam a taxa metabólica basal e, com o gasto calórico diário maior, é possível diminuir as reservas de gordura corporal”, comenta Natalia Bruzzone, professora de educação física da Smart Fit, de São Paulo (SP).

Além de contribuir para a perda de peso, a modalidade também provoca o fortalecimento da musculatura, diminui o risco de lesão durante a ginástica aeróbica e contribui para a prevenção de algumas doenças. Veja abaixo quais são elas.

Osteoporose |A musculação estimula a produção de células ósseas, fixando o cálcio e aumentando a densidade óssea.

Artrose | Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade nas articulações, promovendo menor desgaste entre as cartilagens.

Diabetes | Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose, substância que em excesso no sangue provoca o desenvolvimento da doença.

Hipertensão | Um dos principais benefícios da musculação é a diminuição da pressão arterial em repouso, o que contribui para o tratamento do problema e, consequentemente, promove maior qualidade de vida.