Ossos de ferro! Conheça modalidades que fortalecem o esqueleto

09/03/2018 | Da Redação
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Descubra todos os benefícios das atividades

Gosta de praticar atividades físicas? Então saiba que variar as modalidades é benéfico tanto para tirar o treino da rotina e manter a motivação, quanto para ampliar os resultados proporcionados pela prática e turbinar a saúde. De acordo com Monica Longo, fisioterapeuta e integrante da comissão científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), ter um leque de opções na hora de se exercitar é excelente para fortalecer os ossos.

“Como o osso se acostuma com determinado exercício, variar o tipo e a intensidade é fundamental para obter e manter resultados positivos. Após os 35 anos ― quando atinge-se o pico de formação da massa óssea ― o exercício diminui problemas decorrentes da osteoporose, como fraturas”, explica.

Veja abaixo um pequeno guia de modalidades que são aliadas da saúde óssea:

Musculação | A atividade anaeróbica trabalha exercícios específicos para cada grupo muscular, o que melhora a força e a resistência musculoesquelética. Além disso, é uma opção importante para o aumento da massa muscular e a preservação dos ossos.

Principais atributos trabalhados: força muscular e postura.

Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: duas a três vezes por semana.

Combina bem com: alongamento e caminhada.

Pilates | Exercício completo. É uma ótima opção para quem deseja trabalhar diversos aspectos de uma só vez e desenvolver capacidade funcional para o corpo.

Principais atributos trabalhados: força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e mobilidade.

Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: duas vezes por semana.

Combina bem com: tai chi chuan e dança.

Caminhada | Entre inúmeros benefícios, esse exercício é importante pelo impacto que fortalece os ossos; é um bom início para quem não está acostumado com a prática esportiva e deve ser efetuado progressivamente.

Principais atributos trabalhados: resistência aeróbica, manutenção da força muscular, mobilidade e flexibilidade.

Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: duas a três vezes por semana.

Combina bem com: qualquer outra atividade física.

Tai chi chuan | Assim como o pilates, é completo e tem a vantagem de ser acessível, pois pode ser praticado em parques. O método auxilia na socialização das pessoas, oferece boa dose de agilidade e equilíbrio e contribuição para a prevenção de quedas.

Principais atributos trabalhados: equilíbrio, mobilidade, força óssea, flexibilidade, agilidade, coordenação e força muscular.

Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: uma a duas vezes por semana.

Combina bem com: qualquer outro exercício físico.

Dança | Opção lúdica e de alta sociabilidade, a dança é um exercício que também oferece benefícios aeróbicos, sendo uma opção completa, divertida e que combina com tudo.

Principais atributos trabalhados: agilidade, mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, força muscular e coordenação.

Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: uma vez por semana.

Combina bem com: qualquer outro exercício físico, especialmente de força.