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Domingo, 01 de fevereiro de 2015, às 11h00

Terapias alternativas aliviam dores de cabeça

Estresse, falta de sono, má alimentação, postura inadequada... Diversos fatores podem desencadear dores de cabeça frequentes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a cefaleia atinge 75% da população mundial, entre 18 e 65 anos. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo menos 63 milhões de brasileiros, de todas as idades, sofrem com o problema.

Ainda que a dor possa ser crônica, há uma série de tratamentos disponíveis para amenizar os sintomas. E melhor: sem fazer uso de remédios!  Conheça quatro tipos de massagem que aliviam toda a musculatura próxima à base do crânio, pescoço e ombros.

Acupuntura

A fim de recuperar o organismo como um todo, a acupuntura utiliza agulhas para ativar um circuito do sistema inibitório descendente, o que promove a liberação de endorfinas. Tais substâncias causam uma sensação de bem estar e alívio da dor, aumentando os níveis de serotonina no líquor e no tronco cerebral inferior e diminuindo a liberação de substâncias cerebrais associadas à dor. Desta forma, a técnica alivia todo o desconforto provocado pela cefaleia.

Reflexologia

“A massagem trabalha os pontos de reflexos nos pés que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Assim que os pontos vão liberando as toxinas, ocorre um processo de limpeza e redução da tensão em diversas áreas do corpo, que acaba ativando a sensação de relaxamento”, afirma Ana Reis, fisioterapeuta do Fit Body Pilates e Terapias Alternativas. Para aliviar a dor de cabeça, o profissional deve apertar a ponta do dedo médio, no centro da face oposta à unha, e pressionar esse ponto até conseguir amenizar o desconforto.

Reiki

O método consiste em canalizar a energia a partir da imposição das mãos. Como funciona: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras. Esse ritual libera uma energia que entra pela cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai por suas mãos, entrando diretamente no chacra da pessoa em tratamento, no ponto que ela está mais precisando.

Shiatsu facial

 

Consiste em massagear, com os dedos, os canais de fluxo energéticos – conhecidos como meridianos –, desbloqueando-os para o equilíbrio, o relaxamento e a saúde corporal. Apesar de ser aplicada em regiões específicas, como o rosto, a técnica promove benefícios para todo o organismo. “Esse método de massagem tem como objetivo harmonizar o fluxo de energia no corpo, proporcionando uma sensação de bem estar. A massagem é indicada para o alívio de dores de cabeça, cansaço e reduzir o estresse”, explica a especialista.

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Camilla Perez

Sábado, 31 de janeiro de 2015, às 11h00

Oito benefícios da hidratação

Todo mundo já sabe que não dá para abrir mão da hidratação do corpo ― principalmente durante essa fase quente do ano. Mas esse cuidado vai muito além de aliviar o calor e saciar a sede. E se você acha difícil andar com uma garrafinha por aí, Pense Leve apresenta oito razões para consumir de 1,5 a 2 litros de líquido por dia ― podendo variar entre água, água de coco, sucos ou chás ― listadas por Yolanda Schrank, endocrinologista do laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, do Rio de Janeiro (RJ).

1. Facilita a digestão

Beber água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas do organismo), da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão. O indicado é que se tome um copo de água a cada hora.

2. Combate o inchaço

Quando a hidratação é feita adequadamente, o organismo deixa de reter o sódio, evitando a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço.

3. Melhora a beleza

A falta de hidratação diminui o volume do sangue e, com isso, as vitaminas e minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células. Consequentemente, a pele e as extremidades, como cabelos e unhas, também ficam carentes desses nutrientes, o que prejudica a saúde e aparência dos fios e da pele.

4. Reduz infecções

Ao manter-se hidratada, você garante que seu corpo seja bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

5. Melhora a performance na malhação

O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares estão hidratadas, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6. Desintoxica e previne a celulite

Grande parte das toxinas é expulsa do organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos cerca de 1,5 litro de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo e sua saúde ficam comprometidos. Observe sua urina. Quando ela adquire uma tonalidade muito escura, é sinal de que o organismo está economizando água, provavelmente porque as reservas estão diminuindo. Beba água até que a urina se torne clara e procure mantê-la sempre dessa cor. A água hidrata as fezes, facilitando sua eliminação. Todo esse conjunto, aliado à alimentação saudável e à prática regular de atividade física, previne o aparecimento de celulite.

7. Ajuda a emagrecer

Isso acontece, principalmente, quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.

8. Melhora a absorção dos nutrientes

Como o sangue é responsável por levar glicose e outros nutrientes para as células, só uma hidratação adequada garante esse processo. Além disso, os nutrientes precisam de água para serem absorvidos, principalmente as vitaminas C e do complexo B.

Dica | Invista em alimentos ricos em água

A comida é também uma fonte importante de líquidos, já que muitos alimentos possuem água em sua composição. Consuma os que possuem mais de 70%, como alface (95%), chuchu (95%), pepino (95%), rabanete (95%), nabo (94%), tomate (94%), couve-flor (92%), melancia (92%), melão (90%), abacaxi (87%), maçã (86%), cenoura (86%), goiaba (86%), clara de ovo (75%) e banana (74%).

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Lais Almeida

Sexta, 30 de janeiro de 2015, às 11h00

Entre na onda do stand up paddle

Mar calmo, prancha e remo: esses são os itens necessários para a prática do stand up paddle, exercício que vem fazendo a cabeça do público feminino e, ainda, pode queimar até 600 calorias por hora. Tudo começou como uma brincadeira, mas logo, remar em pé com o auxílio de uma prancha, tornou-se uma cena comum em praias e lagos do território nacional. E grande parte dessa fama é graças ao desenvolvimento de uma habilidade que outros exercícios ― como a caminhada, por exemplo ― não oferecem: o equilíbrio do participante. "Isso ocorre pela instabilidade de se manter equilibrado e de pé no equipamento", explica Diego Barros, fisiologista do Esporte do Hospital do Coração (HCor).

E os benefícios não param por aí, pois a atividade trabalha os membros superiores, inferiores, região lombar e abdominal, além de ajudar a estabilizar o tronco. Isso porque é preciso manter os joelhos flexionados, os pés abertos na largura dos ombros e realizar movimentos contínuos de remo com os braços para conseguir sair do lugar. Gostou? A última boa notícia é que, caso você se desequilibre e caia da prancha, os riscos de sofrer alguma lesão são menores, já que o exercício é realizado na água. "Mesmo assim, o mais indicado é que a pessoa respeite seus limites, principalmente se for iniciante. É fundamental, também, não se esquecer do alongamento e da hidratação do corpo antes da prática esportiva", complementa.

Para uma prática segura:

- Os iniciantes devem receber orientação de um profissional qualificado.

- É preciso ficar atenta quanto à profundidade do mar.

- Não consuma bebidas alcoólicas antes de praticar o esporte.

- Mantenha-se hidratada.

- Faça um bom aquecimento antes da atividade.

- Utilize protetor solar.

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Lais Almeida

Quinta, 29 de janeiro de 2015, às 11h00

Sorbet de maçã e morango

Ingredientes

2 potinhos (200g cada) de On The Go Maçã e Morango
100g polpa de frutas vermelhas (ou 2 colheres de sopa de xarope de morango, utilizado em drinks)
½ xícara (chá) de água
1 col. (sopa) de açúcar mascavo ou demera

Modo de fazer

Leve ao fogo baixo a água e o açúcar, já dissolvidos. Não mexa, apenas faça movimentos circulares com a panela. Deixe ferver levemente, sem queimar. Retire do fogo, acrescente a polpa de frutas vermelhas, ou o xarope de morango. Leve à geladeira até que esteja bem frio. Bata no liquidificador os dois potinhos de On The Go Maçã e Morango e vá acrescentando a calda aos poucos. Distribua em dois copinhos e sirva imediatamente.

Rendimento | 2 porções

Crédito da receita | On The Go, linha de frutas 100% naturais com zero adição de açúcar e conservantes

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Lais Almeida

Quarta, 28 de janeiro de 2015, às 11h00

Mix de fibras: conheça os benefícios e aprenda a fazer!

Adicionar as fibras no cardápio ajuda a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do intestino, diminuindo a absorção de gordura e, de quebra, ajudando a controlar o peso, por promover saciedade. Mais do que isso: contribui para a prevenção do câncer de cólon, doenças cardiovasculares ― ajudando a manter bons os níveis de colesterol ―, diabetes e obesidade. E para obter esses benefícios e ainda acrescentar sabor e crocância à salada de frutas, por exemplo, Melina Aniquini, nutricionista do Grupo Natural da Terra, ensina a fazer um mix de fibras e, ainda, destaca o benefício de cada grão. Acompanhe!

Aveia: é o cereal mais rico em nutrientes. A quantidade de fibras presentes contribui para a redução do colesterol LDL, conhecido também como colesterol ruim.

Amaranto: é considerado a melhor proteína de origem vegetal, além de ser rico em cálcio e zinco.

Quinua: apresenta grande concentração de zinco, cálcio e ferro, sendo este último importante na prevenção da anemia.

Linhaça: além de ser rica em ômega 3 e 6 ― importante para reduzir os níveis de triglicérides e do mau colesterol ―, também auxilia no funcionamento do intestino.

Gérmen de trigo: é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce.

Cevada: tem excelentes doses de selênio, essencial para o funcionamento do sistema imunológico.

Mix | Misture todos os grãos apresentados acima, coloque em um recipiente de vidro com tampa e guarde na geladeira.

Quantidade | O indicado é que seja consumido 2 colheres (sopa) por dia.

Dica | Consuma no café da manhã ou nos lanches da manhã e da tarde, com frutas, iogurte ou misturados em uma vitamina.

Onde encontrar | Estes produtos estão à venda em todas as lojas Natural da Terra.

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Lais Almeida

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Para manter a saúde e o corpo em dia, o ideal é praticar atividades físicas pelo menos duas vezes por semana. Com que frequência você faz algum tipo de exercício?

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