Aliados no combate ao câncer

24/11/2017 | atualizado em 29/11/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Diagnóstico precoce é fundamental, mas alimentos que fortalecem o organismo são essenciais para prevenir a doença

espinafre um dos aliados do combate ao câncer

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro deste ano, mostram que 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano. Quando realizado tardiamente, o diagnóstico impede o tratamento adequado da doença. Contudo, como a prevenção ainda é o melhor remédio, comece pela mudança no cardápio.

Paula Pratti, nutricionista oncológica do Centro de Excelência Oncológica, do Rio de Janeiro (RJ), indica alguns alimentos e seus benefícios. Muitos deles, inclusive, podem ser cultivados em casa. Confira!

Crucíferas (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho) | São fontes do composto indol-3-carbinol, que atua na diminuição do estrogênio na circulação sanguínea, impedindo o aparecimento de células cancerígenas. Um grande número de pesquisas tem relacionado o consumo regular de crucíferas com a prevenção do câncer. Eles também deve ser consumidos durante o tratamento oncológico.

Vegetais de folhas verde-escuras (agrião, couve, espinafre) | Contêm ferro e ácido fólico, o que fortalece o organismo durante a quimioterapia. Eles também têm sido relacionados à prevenção do câncer de pulmão em fumantes e câncer colorretal.

Vegetais allium (alho, alho-poró e cebolas verdes) | São ricos em vitaminas B1, B6 e C, fósforo, ferro, potássio, zinco, magnésio, selênio, iodo, cobre, cálcio, além de compostos biologicamente ativos, como a alicina e tiossulfatos. Pesquisas realizadas com animais mostram que o alho ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de colaborar na prevenção do câncer do cólon e do esôfago.

Dieta alcalina | Ingerir frutas, verduras, legumes e azeite, em pelo menos três refeições do seu dia, e evitar alimentos processados. Não adianta ingerir apenas água alcalina e comer alimentos industrializados em todas as refeições.