Alimentos importantes para a saúde do cérebro

05/02/2018 | Da Redação
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Peixes são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante

Segundo Silvia Calil, nutricionista consultora do Método Supera Ginástica para o Cérebro, de São Paulo (SP), para que o órgão funcione no máximo de sua potencialidade, é preciso manter uma alimentação saudável. Abaixo, a especialista lista alguns alimentos e seus nutrientes:

Peixes

Principalmente os de água fria, como salmão, anchova, sardinha, atum e arenque, são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.

Frutas vermelhas

Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate também possuem pigmentos antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim são ricos em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados

Fontes de vitaminas do complexo B, que ajuda a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha também há ferro, que colabora com a boa memória.

Banana

Fornece energia e eletrólitos, melhora as funções cognitivas, protege o cérebro de danos oxidativos, ajudam a melhorar o humor e a manter o equilíbrio.

Canela

Aumenta a atividade do cérebro, alivia a tensão nervosa, evita perda de memória e reduz riscos do mal de Alzheimer.

Linhaça

Rica em gorduras saudáveis, constrói e protege os neurônios, regula o ambiente do cérebro e melhora as funções cognitivas.