Alimentos que ajudam a melhorar a imunidade

06/07/2018 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Linhaça faz parte da lista

Uma alimentação equilibrada contribui (e muito!) com a manutenção da saúde. E alguns ingredientes específicos podem beneficiar pontos fundamentais do organismo, como a imunidade.

“Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos são bons aliados contra gripe e resfriado. Isso porque eles atuam nas defesas do organismo e garantem o bom funcionamento das células. Quinoa, linhaça, alho, gengibre e cenoura estão entre as principais fontes desses nutrientes”, explica Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo (SP).

No entanto, não basta incluir esses alimentos na rotina para ficar longe de problemas de saúde. Além de colocá-los no cardápio, é preciso evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, pois prejudicam a absorção de nutrientes, e o excesso de sal, que pode provocar a desidratação do organismo e prejudicar a produção de anticorpos”, completa. Confira abaixo os benefícios dos alimentos listados pela nutricionista.

Quinoa| A quinoa é uma importante aliada para a imunidade, pois é rica em proteínas que participam da construção do sistema imunológico, e ainda contém zinco e lisina – que fortalecem o sistema imune.

Linhaça | Oferece ácidos graxos ômega-3, que atuam no fortalecimento do sistema imunológico.

Alho | Fonte de alicina e vitaminas A, B e C, ajuda a estimular a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriado, além de ser um importante expectorante.

Gengibre | Tem ação antisséptica, reduz a inflamação e alivia a congestão nasal.

Cenoura | É rica em vitamina A, que atua na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando infecções e gripe.