Alimentos que auxiliam no controle do colesterol

15/05/2018 | Da Redação
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Especialista dá dicas de nutrição para diminuir os níveis de gordura no sangue

Quem sofre com o colesterol alto já sabe: tem que cuidar da alimentação. Isso porque o consumo em excesso de gorduras eleva os níveis de LDL, considerado ruim, que não se dissolve e acaba formando um coágulo dentro das placas, o que impede a circulação do sangue arterial.

“Mais de quatro milhões de pessoas morrem por ano devido ao nível elevado de colesterol no sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das doenças cardio-vasculares são os infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, afirma Liliane Oppermann, médica nutróloga do SPA e clínica que leva o seu nome, em São Paulo (SP).

De acordo com a especialista, o ideal é evitar a ingestão exagerada de queijos amarelos, embutidos com gordura – como salame, mortadela e salsicha –, produtos com gordura saturada (como o requeijão, creme de leite, manteiga, biscoitos e sorvetes), gema de ovo e carnes vermelhas e aves com pele.

“Invista nos alimentos que ajudam a reduzir o colesterol, como salmão e peixes com ômega 3, soja e derivados, tomate (que é fonte de licopeno), chia, quinoa, linhaça, aveia, frutas cítricas – como limão, laranja, morango e uva –, maçã, abacate, nozes, oleaginosas e berinjela. Eles protegem os vasos sanguíneos e os tecidos do cérebro e coração”, lista Liliane, que ressalta ainda a importância da prática dos exercícios físicos para a diminuição do nível de açúcar e gordura no sangue, o que melhora a circulação e fortalece os músculos cardíacos.