Conheça cinco alimentos que ajudam a manter o ritmo do intestino em dia

04/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Além das fibras, os probióticos também são grandes aliados da saúde intestinal

mulher com uma ampulheta em na frente da barriga para ilustrar matéria sobre ritmo do intestino

Ao falar de alimentos benéficos à saúde intestinal logo pensamos itens ricos em fibras, certo? E não é para menos, afinal, as solúveis melhoram a digestão de açúcares e gorduras, regularizam o trânsito intestinal e protegem a mucosa do estômago, enquanto as insolúveis aumentam o bolo fecal. No entanto, essa não é a única substância que contribui com a saúde do intestino. Confira abaixo cinco alimentos que ajudam a manter o ritmo do intestino em dia listados por Alyne Santim, nutricionista da Clínica Liliane Opperman, de São Paulo (SP).

Iogurte branco | É um grande aliado da saúde intestinal, pois é rico em probióticos – bactérias que contribuem com o bem-estar e funcionamento intestinal.

Castanhas | “Ajudam a lubrificar o intestino grosso e melhoram o transito intestinal”, afirma a nutricionista.

Abacate | “Rico em compostos bioativos, ajuda na modulação intestinal”, comenta. Essa fruta é uma grande aliada de quem sobre com prisão de ventre, pois possui gorduras monoinsaturadas que lubrificam as fezes. Mas é importante consumir com cautela, pois possui alto valor calórico.

Óleo de coco | De acordo com Alyne, além de ser antifúngico, ele auxilia na modulação intestinal. Isso porque ele protege o intestino de substâncias nocivas e ainda contribui com a flora intestinal.

Água de coco | Para que as fibras possam contribuir com a saúde intestinal, é preciso que elas sejam associadas ao consumo de líquidos. Além da água mineral, outra ótima opção é a água de coco. “Ricas em minerais, ajuda a hidratar o intestino e melhorar seu funcionamento”, finaliza.