Variedade de alimentos saudáveis e enriquecidos cresce no País

20/04/2017 | atualizado em 24/04/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Consumidor procura por itens que ajudam na prevenção de doenças

mulher fazendo compras de alimentos saudáveis

Essencial para manter as funções do corpo e fortalecer as defesas do organismo, a alimentação saudável tem sido cada vez mais presente na vida dos brasileiros. O consumidor está mais exigente e bem informado e tem buscado produtos mais saudáveis, que auxiliem na prevenção de doenças. A qualidade, praticidade, sabor e benefícios mais amplos que promovam melhoria da qualidade de vida, também são expectativas atuais, de acordo com estudo Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil, realizado pela Fiesp e IBOPE.

“O mercado de alimentos saudáveis cresce acima do mercado de alimentos comuns, seguindo a tendência da busca por mais saúde e qualidade de vida. Estamos alinhados com as tendências de consumo, que indicam a busca por mais conveniência, confiabilidade e sensorialidade, traduzida no prazer em consumir o alimento saudável” afirma Claudio Tacconi, gerente sênior de Nutrição Humana da BASF para América Latina.

 

Ômega 3, fitoesterol e betacaroteno, além de vitaminas A, D3, K1, B2, B5 e B12 são substâncias que estão presentes nos alimentos e bebidas e trazem inúmeros benefícios a saúde. Em todas as refeições do dia podemos encontrar alimentos que tragam esses ingredientes funcionais. Por exemplo, os fitoesteróis e ômega-3 podem ser adicionados à margarina para prevenção de doenças cardiovasculares. O fitoesterol natural encontrado em células de plantas, contribui diretamente para combater os altos níveis de colesterol no sangue. A luteína, um carotenóide presente em vegetais verdes e folhosos, tem importante ação na saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular.

E você, já deu preferência aos alimentos saudáveis em suas refeições de hoje?