Seis alimentos saudáveis que devem ser consumidos com moderação

16/04/2017 | atualizado em 20/04/2017 | Da Redação
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Evite os excessos para manter os itens no cardápio

azeite, um dos alimentos saudáveis

Antes de agregar ou excluir determinado alimento das nossas refeições é preciso fazer duas perguntas: esse item é saudável para quem e para o que? Para Patrícia Cruz, nutricionista comportamental, de São Paulo (SP), só depois de analisarmos essas condições clínicas, podemos tomar alguma decisão. Por exemplo: vale a pena excluir algum alimento saudável da dieta por ser mais calórico? “Alguns alimentos podem ser saudáveis, mas isso não significa que não engordam se consumidos em excesso. São coisas completamente diferentes no contexto nutricional”, explica. Por essa razão é sempre importante saber quais alimentos saudáveis que também podem engordar para que sejam consumidos com moderação, ao invés de retirados da dieta. Conheça alguns itens abaixo, que são saudáveis, merecem ser comidos com moderação, mas que não precisam ser excluídos do cardápio.

Carboidratos | Se consumidos na quantidade adequada ajudam na saciedade, repõem as energias e são sempre bem vindos em qualquer tipo de dieta, tanto para manutenção quanto para redução de peso. Dica da nutri: para melhorar a escolha, opte pela versão integral, como arroz integral, pães integrais, cereais integrais ou aveia.

Azeite de oliva | Fonte de gordura monoinsaturada, tem efeito cardioprotetor que auxilia na redução do colesterol.  “Por mais que seja considerado um alimento do bem, se consumido em excesso provoca ganho de peso. Cuidado!”, alerta a nutricionista.

Abacate | “É considerado o inimigo número um das dietas de redução de peso. Porém, não é bem assim, nele há uma fonte de gordura do bem, monoinsaturada que também protege o coração e pode ser consumido com moderação”, esclarece Patrícia.

 

É sempre importante saber quais alimentos saudáveis que também podem engordar para que sejam consumidos com moderação

 

Banana | “Considerada calórica e proibida para quem deseja manter a forma. Mas isso não é verdade!”, afirma a nutricionista. A banana é uma fruta fonte de carboidrato, sendo muito bem-vinda antes de qualquer atividade física. Além disso, é fonte de triptofano (precursor do neurotransmissor serotonina), que auxilia na saciedade e traz a sensação de bem estar.

Batata-doce | Fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata doce possui absorção lenta e disponibiliza energia em longo prazo. A batata doce também provoca saciedade por mais tempo.

Manteiga | Esse é um típico alimento que você deve perguntar para que e para quem? É fonte de gordura saturada, portanto, seu consumo deve ser bem moderado, principalmente, se você tiver nível de colesterol elevado. “Porém, a manteiga não engorda nem mais e nem menos do que as outras gorduras existentes”, ressalta a nutricionista Patricia Cruz.