Aproveite o inverno para emagrecer

10/06/2017 | atualizado em 12/06/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Nutricionista dá dicas para encaixar a fondue e queijos sem causar estragos na balança

mulher tomando sopa para aproveitar o inverno para emagrecer

Uma coisa é certa: se você mantiver a alimentação do verão no inverno, certamente emagrecerá. Isso porque o organismo tende a gastar mais energia para aquecer o corpo, processo que manda embora uma porção a mais de calorias.

Para que aconteça uma perda de peso, ou até para manter o peso atual, é preciso controle. “Uma boa dica para não ganhar uns quilinhos a mais é não abusar das quantidades de alimentos que geralmente têm muitas calorias. Temos que lembrar que nem tudo que aquece engorda. Chás, por exemplo, constituem excelente alternativa para o paladar e o olfato”, afirma Elaine de Pádua, especialista em nutrição, de São Paulo (SP).

Uma boa dica para não ganhar uns quilinhos a mais é não abusar das quantidades de alimentos que geralmente têm muitas calorias

Dar preferência para sopas de legumes a base de vegetais utilizando ervas como manjericão, manjerona, alecrim, orégano, salsinha, para dar mais sabor, é a umas recomendações que a nutricionista faz, além de não ficar um período muito longo sem comer e continuar com a mesma ingestão de água que no verão.

Para se manter no peso, ela indica escolher de um a dois dias por semana para consumir os alimentos mais calóricos, como queijos e fondues, que costumam fazer sucesso no inverno. “Aproveite para aumentar a ingestão de lanches durante seu dia. Nas tardes de inverno diminua o intervalo entre as refeições, fazendo lanches à base de queijos leves e pães ou uma porção de frutas secas com castanhas”, sugere.