Conheça os benefícios das frutas vermelhas

07/06/2017 | atualizado em 12/06/2017 | Da Redação
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Essas frutas são ricas em antocianinas e flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres

frutas vermelhas

Elas são irresistíveis, podem ser apreciadas in natura ou em sucos e, ainda, permitem uma deliciosa combinação de sabores. Além de todos esses atrativos, as frutas vermelhas também possuem alto teor de antocianinas e flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres em nosso organismo e ajudam a combater o envelhecimento precoce, diabetes, câncer e doenças cardíacas. E mais: esses antioxidantes dão uma mãozinha para o sistema imunológico e para a visão. “É importante que as frutas vermelhas façam parte da rotina alimentar e sejam consumidas semanalmente para obter efeitos benéficos e melhorias constantes na saúde”, afirma Cinthia Julião, nutricionista do Mixirica, rede de fast-food equilibrada. Abaixo a especialista lista algumas frutas vermelhas ― que também podem ser combinadas em sucos ― e os benefícios que elas podem proporcionar a saúde.

Mirtilo: é rico em antioxidantes, como os flavonoides, e possui minerais como potássio, cobre, ferro, zinco e manganês, que ajudam a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, assim como a framboesa, a fruta possui luteína, nutriente que auxilia na boa visão.

Framboesa: a fruta possui uma substância chamada ácido elágico, que tem ação antimutagênica, inibindo o aparecimento de tumores cancerígenos. O mesmo acontece com a amora. Além disso, a fruta auxilia no controle da hipertensão, colabora com o sistema circulatório e tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Amora: é uma fruta que contém poucas calorias, sendo ótima para o auxílio de uma dieta saudável. Devido aos flavonoides encontrados na fruta, a amora ajuda a retardar o envelhecimento e é indicada para combater doenças cardiovasculares devido à presença de pectina.

Morango: ajuda na prevenção do câncer, na redução da pressão arterial (por ser uma fruta diurética) e na manutenção da estrutura óssea, além de ser uma ótima fonte de vitamina C.

Cereja: contém antioxidantes e é rica em nutrientes. É a fruta ideal para quem tem insônia, pois contém melatonina, hormônio que regula os ciclos de sono do corpo. Além disso, possui antocianinas, antioxidante bom para o cérebro e que ajuda a manter a memória em dia.