Conheça os benefícios do milho e do amendoim

14/07/2017 | atualizado em 17/07/2017 | Da Redação
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Comuns nessa época do ano, esses alimentos agregam nutrientes

milho e amendoim

Milho e amendoim são alimentos muito consumidos nessa época do ano. Com origem mexicana, o milho é um alimento que possui alto valor energético, e que serve de base para o preparo de muitas receitas, como canjica, curau, bolo e mingau de milho, além de ser consumido em sua forma original.

“O milho é fonte de folato e tiamina, responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos e por auxiliar o sistema nervoso em sua atividade de transmissão de mensagens pelos neurônios. Rico em fibras, ajudando a manter o bom funcionamento do intestino. Possui vitaminas A e C, e minerais como ferro e potássio”, afirma Luana Simões, nutricionista da Clínica Integrada Santo Expedito, de Belém (PA).

O milho é fonte de folato e tiamina, responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos

Sem falar, que o alimento ajuda a proteger as células, reduz os níveis do colesterol, contribui para o controle do açúcar no sangue, previne problemas cardíacos e retarda o envelhecimento.

Já o amendoim é fonte de vitamina E, e um excelente antioxidante. Com ação preventiva no envelhecimento precoce, contém ferro e ácido fólico, ambos essenciais na dieta de gestantes para a boa formação do bebê.

Entretanto, o consumo desses alimentos deve ser moderado, pois além das calorias a mais, os alimentos podem influenciar no colesterol alto e na taxa de glicose. “Apesar de serem nutritivos, são alimentos calóricos, portanto, devem ser consumidos com cautela”, aconselha.