Bom humor começa no prato!

16/05/2018 | Da Redação
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Alguns alimentos podem contribuir com a sensação de bem-estar

Você sabia que os alimentos que compõem o prato também podem interferir na sensação de bem-estar? Confira abaixo alguns itens listados por Liliane Opperman, nutróloga e proprietária do Spa & Clínica Liliane Opperman, de São Paulo (SP), que podem contribuir com o humor.

Banana | Assim como o leite, a aveia e a castanha, esse alimento é rico em  triptofano, que é um aminoácido que ajuda na formação da serotonina, substância que é conhecida como hormônio da felicidade.

Folhas verdes | “O espinafre contém ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso e também contribuem para a serotonina. Já a alface traz lactucina e lítio, que acalmam e ajudam a combater até mesmo a depressão”, afirma.

Ovo | “Por conter colina, é importante para formação e manutenção da memória, o que melhora a sensação de bem-estar”, diz a especialista.

Alimentos termogênicos | Opções como gengibre e pimenta contribuem com a felicidade, pois de acordo com a nutricionista, eles aumentam os níveis de endorfina – mesma substância liberada quando realizamos exercícios físicos.

Laranja | Além de ser rica em antioxidantes e ajudar na imunidade, essa fruta contribui com a prevenção de danos às células nervosas, o que gera uma sensação de conforto e reduz o estresse.

Proteína| “Alimentos ricos em proteínas melhoram a sensação de energia e aumentam o estado de alerta”, afirma. Boas opções são as carnes magras e a soja.

Castanhas | “Contêm selênio, que ajuda a normalizar o humor”, diz. Essa substância também tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.