Carboidrato: aliado dos atletas

12/05/2018 | Da Redação
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O consumo é ideal no pré e pós-treino de profissionais ou amadores

Não basta praticar atividades físicas, é preciso se preocupar com os itens que compõe o cardápio. “Para que os exercícios sejam bem executados é necessário o consumo suficiente de alimentos fontes de carboidrato antes e depois do treino, para obter energia por meio da glicose. O carboidrato está presente em alimentos como torradas e massas”, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium e consultora de nutrição da marca Fortaleza, de Fortaleza (CE).

A especialista afirma ainda que antes do exercício o carboidrato tem a função de fornecer energia. Depois, ele exerce um papel importante na recuperação e reposição dos estoques de energia no músculo. Se o consumo de carboidrato não ocorre de forma adequada pode acarretar queda de rendimento e fadiga.

“Uma dica de consumo antes do exercício é torrada com geleia sem açúcar, pois irá oferecer energia rápida. Já após o exercício é interessante consumir junto com a torrada um alimento fonte de proteína como sardinha, atum, frango ou ovos, para estimular o ganho e a manutenção de massa muscular”, sugere.

Cada tipo de atividade física requer uma quantidade adequada de carboidrato. Essas porções dependem do tipo de exercício, intensidade, sexo e idade do praticante. “As recomendações e quantidades devem ser ajustadas por nutricionistas, levando em conta todos esses fatores, além das metas pessoais e preferências alimentares”, aponta Aretha.

Vale ressaltar que ao longo do dia também é importante manter o equilíbrio alimentar, com a ingestão de frutas, verduras, legumes e boas quantidades de água.