Carboidratos podem fazer parte do jantar

18/05/2017 | atualizado em 22/05/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Especialista desmistifica emagrecimento com a restrição do grupo alimentar à noite

carboidratos podem fazer parte do jantar

Cortar o carboidrato após às 18 horas potencializa o emagrecimento, mito ou verdade? De acordo com Elaine de Pádua, nutricionista de São Paulo (SP), isso é um mito, já que a afirmação não possui um embasamento cientifico necessário para ser considerada verdadeira.

“Quando se retira o carboidrato, os estoques de glicogênio se esvaziam. A glicose ‘puxa’ água, sem ela o corpo perde líquidos e a pessoa acha que perdeu peso, mas na verdade liberou somente água”, explica.

Os atletas que não consomem carboidratos antes do treino ficam sem energia para treinar

Elaine conta também que um estudo feito com policiais obesos em Israel analisou o efeito do horário de consumo de carboidratos em uma dieta para emagrecimento. Um grupo consumiu grande parte dos carboidratos da dieta à noite e o outro tinha uma dieta equilibrada de dia, a diferença de emagrecimento entre os dois grupos foi quase mínima, o que comprova que o horário da ingestão de carboidratos não influencia na rapidez da dieta.

A nutricionista esclarece ainda que retirar o carboidrato antes do treino, como fazem muitos atletas, não é uma boa ideia. “Os atletas ficam sem energia para treinar e, além disso restringir o carboidrato a noite, gera compulsão no dia seguinte”, afirma.