Cardápio contra o câncer

11/07/2018 | Da Redação
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Entenda a importância da alimentação e quais itens afastam a doença

A prevenção é um dos fatores em destaque quando o assunto é câncer. Isso porque 30% das mortes causadas pela doença são provocadas por riscos modificáveis, ou seja, obesidade, alimentação inadequada, inatividade física, tabagismo e uso abusivo de álcool, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para Auro Del Giglio, oncologista e coordenador do HCor Onco, de São Paulo (SP), ter um menu saudável é fundamental para afastar o problema. “Uma dieta balanceada, desde os primeiros anos de vida, à base de frutas, legumes e grãos integrais, por exemplo, ajuda nessa missão”, afirma.

A recomendação do American Institute for Cancer Research (AICR), um dos mais importantes institutos de pesquisa sobre o câncer dos Estados Unidos, é que 2/3 do prato sejam preenchidos com alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como grãos integrais, leguminosas, vegetais e muitas frutas, pois oferecem diversos benefícios à saúde das células e do organismo como um todo. Confira alguns itens listados pelo especialista, que devem fazer parte do seu cardápio.

Frutas e vegetais | Maça, uva, brócolis, couve e outros vegetais folhosos verde-escuros ajudam na proteção contra os cânceres de pulmão, cólon, mama, boca e estômago.

Fibras | Arroz integral, abóbora, chia e aveia crua são protetores para o câncer do intestino grosso.

Legumes e grãos | Tomate, feijões, ervilhas e lentilhas ajudam na prevenção do câncer de estômago e pâncreas.