Monte o cardápio ideal para pele

21/10/2017 | atualizado em 23/10/2017 | Da Redação
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Conheça os itens que prejudicam e melhoram a beleza

mulher em frente ao espelho passando creme no rosto para ilustrar matéria sobre alimentos que fazem bem para a pele

A alimentação não está relacionada apenas a saúde do organismo e boa forma: ter refeições nutritivas e saudáveis também influenciam na beleza da pele, impedindo o aparecimento de acne. Para Isabella Correia, nutricionista clínica da Clínica La Prath, no Rio de Janeiro (RJ), a acne pode ser multifatorial, mas sabe-se que a alimentação e a microbiota intestinal tem muita associação com o seu aparecimento. “É preciso tratar a disbiose (desequilíbrio entre a flora ‘boa’ e a flora patogênica), e reduzir os alimentos hiperinsulinêmicos (que estimulam a secreção de insulina)”, explica. Veja abaixo quais são os itens que merecem espaço no cardápio e os que devem ser evitados.

Evite

  1. Leites e derivados | Aqui também entra o Whey Protein, açúcar e farináceos, todos alimentos hiperinsulinêmicos.
  2. Alimentos com efeito inflamatório | As gorduras de má qualidade (trans, hidrogenadas), alimentos industrializados e carne vermelha são exemplos.
  3. Amendoim | Tome cuidado com o consumo desse alimento e seus derivados, como pasta de amendoim que podem ser prejudiciais para algumas pessoas.

Inclua

  1. Água | É superimportante manter a hidratação da pele.
  2. Alimentos antioxidantes | Eles retardam o processo de envelhecimento celular. De preferência, consuma orgânicos como frutas e hortaliças frescas, brotos e sementes (girassol, gergelim, de abóbora, de melão, figo, de melancia, linhaça, etc).
  3. Fontes de ômega 3 | Alimentos como chia, atum, salmão selvagem, sardinha são ricos nesse ácido graxo que tem ação anti-inflamatória.
  4. Suplementos coadjuvantes | Probióticos, ômega 3, vitaminas e minerais (zinco, cromo, magnésio, vitamina A…).