Cardápio ideal para ter cabelos mais bonitos

15/03/2017 | atualizado em 17/03/2017 | Gabriela Martins
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Conheça os alimentos que ajudam e prejudicam os fios

Asian woman eating a fresh raw tuna dish, hawaiian local food poke bowl, at outdoor restaurant table during summer travel vacation. Hawaii poke bowl food plate. Ahi tuna hawaiian cuisine.

Xampu, condicionador, óleo reparador, máscara de hidratação, tratamento de choque…

Você com certeza investe em produtos específicos para deixar os cabelos mais bonitos e nutridos. Mas quando o assunto é nutrição, não podemos esquecer o papel fundamental que os alimentos podem exercer, inclusive para os cabelos. “Uma alimentação rica em eptídeos de colágeno, vitaminas e minerais será extremamente importante para promover o crescimento, força e beleza dos fios”, afirma Andrea Tavares Hirga, nutricionista do Centro de Educação Alimentar Sanavita, de São Paulo (SP). De acordo com a especialista, o colágeno oferece grandes benefícios, já que é uma proteína com função de unir as células que dão forma ao cabelo, proporcionando elasticidade e resistência. “O colágeno é composto por aminoácidos essenciais ao organismo, entre eles a cistina (aminoácido que atua no fortalecimento de cabelos e unhas). Esses aminoácidos beneficiam todo o organismo, funcionando ainda como reserva orgânica no processo de regeneração e revitalização”, explica.

Manter uma alimentação bem equilibrada, rica em frutas, verduras, oleaginosas, proteínas que ajudam na formação de queratina, cereais integrais, entre outros, irá fornecer também boas doses de vitaminas e minerais antioxidantes importantes como: vitamina C, vitamina E, ácido Pantotênico, Biotina, Ferro, Zinco, que não só contribuem para um organismo saudável, como também na manutenção diária da beleza da dos cabelos deixando-os sedosos, brilhantes e fortes. “Responsável por vários benefícios, o ácido pantotênico, também conhecido como vitamina B5, ajuda no fortalecimento do folículo dos cabelos e pode ser encontrados naturamente no fígado, ovos, leite, vegetais, cereais integrais, abacate, etc”, recomenda. Entre os alimentos que prejudicam a saúde de maneira geral e podem afetar os cabelos a especialista lista: os alimentos refinados, açúcar, sal e bebidas alcoólicas em excesso. “Embora o tema seja a alimentação, não posso deixar de ressaltar que o tabagismo é extremamente prejudicial para a saúde e beleza, em especial dos cabelos e da pele”, ressalta.