Conheça os chás que combinam com cada momento do dia

16/07/2017 | atualizado em 17/07/2017 | Da Redação
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Fique por dentro das vantagens nutricionais de cada tipo

ervas para preparar chás

Os chás não são substitutos da água, mas podem ser boas opções para complementar o consumo do líquido. Principalmente por conter nutrientes que são para lá de bem-vindos à saúde. “Os chás provenientes da Camellia sinensis contém flavonoides, teanina e cafeína, que conferem diferentes benefícios à saúde, bem como as infusões feitas de frutas, folhas e plantas”, exemplifica Bianca Naves, nutricionista da NutriOffice, de São Paulo (SP).

Mas de acordo com a especialista, para tirar proveito das diferentes versões dos chás é importante saber qual é o horário ideal para beber cada tipo. De manhã, por exemplo, em alternativa ao café, pode-se beber um chá que ajude a dar disposição. “A cafeína presente no chá-verde, por exemplo, pode ajudar a começar bem o dia e combina bem com outros sabores como frutas vermelhas, hortelã e mesmo laranja”, ressalta Bianca.

A cafeína presente no chá-verde, por exemplo, pode ajudar a começar bem o dia e combina bem com outros sabores como frutas vermelhas, hortelã e mesmo laranja

Já no período da tarde, para ajudar a retomar a disposição que muitas vezes perdemos durante o meio do dia, o chá preto pode ser uma ótima pedida. “Isso porque a combinação do aminoácido teanina com a cafeína ajuda a promover a sensação de alerta e atenção”, diz Bianca.

À noite, para quem busca um sono tranquilo, o ideal é consumir alguma opção que naturalmente não contenha cafeína. “As infusões, como camomila, hortelã ou frutas vermelhas são livres de cafeína e ainda trazem sabores diferentes e específicos, que ajudam a garantir a hidratação durante a noite de sono”, diz Bianca.

Conheça abaixo as propriedades nutricionais e benefícios que cada tipo pode oferecer ao organismo.

Chá-verde | Contém grande quantidade de flavonoides e outras substâncias, como a própria cafeína, que em estudos feitos na Ásia parecem demonstrar relação com o controle de peso. “Além disso, os chás verdes também não têm calorias quando não adicionados açúcar ou leite, o que pode ajudar quem busca a manutenção de um peso adequado, pois não agrega valor calórico à alimentação”, explica Bianca.

Chá branco | Produzido com a mesma planta que dá origem ao chá verde, a Camellia sinensis, a bebida também possui flavonoides, sendo que apresenta um sabor um pouco mais suave, pois as folhas são colhidas no momento em que ainda são novas.

Chá preto | O consumo de duas a três xícaras de chá preto ajuda a melhorar a capacidade de concentração, e também aumenta a sensação de alerta. “A combinação de L-teanina e a cafeína presentes no chá preto podem melhorar a atenção e dar foco”, explica Bianca.

Chá de camomila | Popularmente o consumo de chá de camomila se dá antes de dormir. “Essa infusão, com um sabor específico, agrada diversos perfis de consumidores, ajuda a complementar o consumo de líquidos ao longo do dia e é importante para quem quer manter um estilo de vida equilibrado”, aconselha Bianca.