Cinco dicas para não engordar no inverno

13/07/2017 | atualizado em 14/07/2017 | Da Redação
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Com os cuidados certos é possível até emagrecer nessa estação

balança para ilustrar pauta sobre cuidados para não engordar no inverno

Essa época do ano é aliada para quem quer emagrecer, uma vez que o corpo gasta mais calorias para se manter aquecido. Em contra partida, a sensação de fome é maior, fazendo com que muitas pessoas façam os ponteiros da balança disparar. E o cenário não ajuda: o frio diminui a vontade de treinar, é mais comum ficarmos em ambientes fechados e preferimos alimentos mais quentinhos e calóricos.

Mas para não perder a boa forma nessa estação, Alessandra Coelho, nutricionista da clínica Franco e Rizzi, de São Paulo (SP), dá cinco dicas para compensarmos esta perda energética sem ganhar peso. Veja abaixo!

  1. Inclua folhas na sua alimentação | Opte por preparações cruas em pelo menos uma refeição – no almoço é mais fácil, pois as temperaturas costumam ser mais elevadas.
  1. Pegue leve no jantar | Nessa refeição, abuse dos vegetais cozidos e capriche no uso das ervas aromáticas, que realçam o sabor de cada alimento.
  1. Aposte nas sopas | Elas são boas opções, mas lembre-se que alguns legumes, como os tubérculos (batata, mandioquinha, mandioca, inhame, cará, cenoura), contêm um teor elevado de carboidrato e devem ser consumidos com moderação. Procure sempre incluir folhas e carne magra na sua sopa e deixe o pão ou torradinha de lado.
  1. Consuma frutas | As frutas podem ser consumidas como lanchinhos intermediários, nos intervalos das refeições.
  1. Hidrate-se | Mantenha a recomendação de beber pelo menos 1,5 litro de água por dia. Os chás são boas alternativas para completar este volume.