Conheça os benefícios da carne de siri

20/07/2017 | atualizado em 01/08/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Nutricionista cita receita leve e saudável para preparar com o alimento

patas de siri com limão em um prato azul

Uma das vantagens do território nacional é, sem dúvida, a gastronomia. Em cada estado e região do País existem sabores e delícias típicas que agradam o paladar e oferecem diversos nutrientes importantes para a saúde. Um desses alimentos é o siri, típico da culinária nordestina. “É uma carne nutritiva, rica em proteína, nutriente importante para construção de todos os tecidos do corpo, incluindo os músculos”, afirma Aretha Magalhães, consultora da Finna e nutricionista da Equilibrium, de São Paulo (SP).

A especialista ainda afirma que o alimento possui minerais como cálcio, magnésio e fósforo, que  são importantes para manutenção da saúde dos ossos e atuam na produção de várias enzimas, responsáveis pelo bom funcionamento da memória. Sem falar, na presença do zinco, aliado da imunidade. Tudo isso com menos de um grama de gordura em 100 gramas de carne.

A carne de siri possui minerais como cálcio, magnésio e fósforo, que são importantes para manutenção da saúde dos ossos

Uma das receitas que leva o alimento é a frigideira de siri, preparada com vegetais e massa leve, que pode ser consumida na refeição principal. “As fibras dos vegetais, ajudam a reduzir a velocidade com que os carboidratos da massa são absorvidos. Por isso, esse prato tão tradicional pode fazer parte de uma alimentação saudável”, reforça.

A dica é servir o alimento com acompanhando salada com folhas variadas. Para aprender o modo de fazer, veja abaixo o passo a passo da preparação, listado pela especialista.

 

Frigideira de siri

Frigideira de Siri Finna

Ingredientes
500 gramas de siri catado
2 col. (sopa) de azeite de oliva
1 col. (sopa) de margarina
1 dente de alho bem picado
1 cebola picada
2 tomates picados
Meio pimentão vermelho ou amarelo
4 col. (sopa) de salsa e cebolinha picadas
100 ml de leite de coco
2 col. (sopa) de sopa de farinha de trigo (sem fermento)
½ caixa de creme de leite
6 ovos

Modo de fazer
Refogue o alho e a cebola em azeite e margarina. Acrescente o tomate e o pimentão e cozinhe um pouco, até que amoleça o pimentão. Junte o siri e o leite de coco e deixe ferver por uns cinco minutos. Adicione a farinha e cheiro verde e deixe secar um pouco a mistura. Reserve até que fique frio. Em seguida, separe claras e gemas. Bata as claras em neve, até formar picos firmes. Misture gemas aos poucos, batendo com a batedeira. Acrescente o creme de leite, misturando lentamente com espátula ou colher, para manter o aspecto aerado da mistura. Tempere com uma pitada de sal. Divida a mistura de ovos em duas partes e misture uma delas ao recheio de siri. Unte uma forma refratária com margarina, coloque nela o siri com creme de ovos e espalhe o restante deste creme por cima. Para finalizar, decore o prato com rodelas de pimentões, tomate, cebola e levar ao forno preaquecido até que esteja dourado (mais ou menos 20 minutos).

Crédito da receita | Finna