Conheça os benefícios da gordura dos lácteos

11/10/2017 | Da Redação
Nutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Além de não fazer mal à saúde, esses ácidos graxos podem promover saúde

jarra com leite para ilustrar matéria sobre composição gordura dos lácteos

Nem todos os tipos de gordura são prejudiciais à saúde, pelo contrário, alguns ácidos graxos são responsáveis por oferecer benefícios ao organismo. É o caso dos tipos encontrados nos lácteos, que possuem características que podem ajudar, inclusive, a prevenir doenças cardiovasculares.

“Por muito tempo todas as gorduras eram consideradas vilãs e a dos lácteos não era exceção. No entanto, à medida que nos aprofundamos no tema, vemos que a gordura dos lácteos, em seu perfil lipídico, não traz malefícios ao nosso organismo. Mas, sim, contribui para o seu bom funcionamento”, diz Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Lácteos – Viva Lácteos, de São Paulo (SP).

De acordo com a especialista, vale a pena diferenciar os tipos de gorduras e ácidos graxos para entender quais contribuem para o bom funcionamento do organismo. Na gordura poli-insaturada dos lácteos, por exemplo, encontram-se ácidos graxos das famílias ômega 6 e 3, essenciais para a nutrição humana. Veja abaixo alguns benefícios encontrados no leite, listados pela especialista.

Alfa-linolênico | Pertence à família ômega 3 e está presente na composição das membranas celulares, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Ácido linoleico conjugado (CLA) | É da família ômega 6 e impede o acúmulo de gordura nas artérias e formação de coágulos sanguíneos.

Ácido graxo oleico | Representa 25% do total da gordura do leite e está associado à redução dos níveis de colesterol LDL (também conhecido como mau colesterol) e triglicéride