Conheça os chás que turbinam a beleza

06/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Eles rejuvenescem, diminuem a acne, atenuam a celulite e fortalecem o cabelo

Os chás são conhecidos por tratar gripes, aliviar cólicas e afastar o estresse. Mas além desses benefícios (que já não são poucos!) também são indicados para potencializar a beleza. Isso mesmo, eles agem de dentro para fora, melhorando a pele e o cabelo.

“Esses chás possuem inúmeros benefícios para a beleza. Sozinhos ou combinados, eles servem como aliados para uma pele saudável. Com efeitos antioxidantes e desintoxificantes, eles promovem uma ação mais profunda de limpeza do organismo do que substâncias usadas externamente”, afirma Larissa Cohen, nutricionista da clínica InspiraSaúde, do Rio de Janeiro (RJ). Confira a ação de cada chá, de acordo com esclarecimentos da especialista, e escolha o seu BB Tea (Beauty Beverages) preferido para a estação!

Antiaging | Com ação antioxidante, o chá de hibiscus garante a firmeza e a hidratação da pele. “Sua alta concentração de antocianinas é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. O consumo em longo prazo ajuda na prevenção das rugas. Apenas fique atenta para evitar excessos, que podem prejudicar a saúde do sistema reprodutor”, conta a nutricionista. As propriedades antioxidantes do chá branco também retardam os sinais do envelhecimento, além de acentuar a produção de colágeno, substância imprescindível para manter a pele rejuvenescida. “Chás de maracujá com limão ou rosehips são ricos em vitamina C, que auxilia na redução da oxidação celular”, acrescenta.

Proteção UV | Coadjuvante do filtro solar, o chá verde reduz os danos causados pela exposição aos raios UV. “Isso porque os polifenóis presentes no chá podem proteger a pele contra a formação de cânceres de pele (com a exceção do melanoma). Diferentes dos protetores solares – que protegem antes e durante a exposição ao sol –, esses polifenóis atuam depois que a pele é excessivamente exposta aos raios, amenizando os prejuízos”, explica Larissa. O ideal é consumir não mais do que duas xícaras da bebida por dia para não prejudicar a saúde do fígado.

Sem celulite | O chá de cavalinha tem ação diurética e antioxidante, além de ser rico em silício, que aumenta a síntese de colágeno. “A presença de antioxidantes e do silício regulariza o tônus, a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos, o que contribui para melhora da celulite e das varizes”, salienta a especialista. O chá de alecrim, além da ação digestiva, melhora a circulação sanguínea e também é útil na redução de celulite. “Outra mistura saborosa é capim limão com chá branco. Enquanto o primeiro auxilia na liberação de líquidos – desinchando o corpo –, o chá branco ajuda a neutralizar os radicais livres, graças as suas altas quantidades de polifenóis”, recomenda.

Zero acne | Livre de cafeína, o chá de rooibos (chá vermelho ou arbusto de mel) é fonte de aspalatina e notofagina, duas substâncias anti-inflamatórias que beneficiam o tratamento de inflamações cutâneas, como a acne. Outro chá indicado é o de lavanda. “Essa flor age como um potente bactericida, antisséptico e cicatrizante, ajudando eliminar cravos e evitar manchas e marcas”, diz Larissa.

Fortalecedor de cabelos | “O chá de jaborandi é rico em uma substância chamada pilocarpina, responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar a queda”, conclui a nutricionista.