Consuma três porções de lácteos por dia

17/04/2017 | Da Redação
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Nutricionista explica quais são os alimentos que atendem essa proporção necessária

lácteos

O consumo recomendado de lácteos são três porções diárias. Mas para que você consiga fazer a ingestão correta, vale a pena entender quais são os alimentos que se encaixam nessa necessidade. Nutricionalmente falando, são considerados como uma porção de lácteos aqueles derivados que entregam os requisitos nutricionais de cálcio e calorias: o próprio leite, o iogurte e os queijos. Os outros derivados – como requeijão, creme de leite, manteiga e leite condensado – são apenas variações na manufatura e não são equivalentes nutricionais de uma porção de lácteo. Confira abaixo as características de cada um desses alimentos, listadas por Ana Paula Del´Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), de São Paulo (SP).

  1. Leite | A bebida pode ser o alimento final (puro ou acrescido de outros ingredientes) ou a matéria-prima para a produção de outros alimentos. Um copo de 200 mililitros de leite integral puro entrega 115 calorias e 246 miligramas de cálcio.
  1. Iogurte | É um produto derivado da fermentação do leite por duas bactérias (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus), que pode ser consumido puro, em sua forma natural ou acrescido de outros ingredientes. Um copo de 200 gramas de iogurte natural sem açúcar entrega 102 kcal e 286 mg de cálcio.
  1. Queijo | O alimento é produzido a partir da coagulação do leite. Primeiro pela acidificação bacteriana do leite e depois pela transformação enzimática do leite em coalhada e soro. Uma fatia de 50 gramas de queijo minas frescal entrega 123 kcal e 289,50 mg de cálcio.

Os outros derivados do leite são variações na manufatura e devem compor a dieta, pois também oferecem cálcio. Estes alimentos apenas não devem ser considerados como volume de uma porção de lácteo na perspectiva nutricional. São eles:

  1. Requeijão | Três colheres de sopa rasas (45 gramas) de requeijão cremoso entregam 115,65 kcal e 116,55 mg de cálcio.
  1. Manteiga | Uma colher de sopa rasa (15 gramas) de manteiga entrega 113,70 kcal e 0,6 mg de cálcio.
  1. Creme de leite | Uma colher de sopa cheia (20 gramas) de creme de leite entrega 44,20 kcal e 16,60 mg de cálcio.
  1. Leite condensado | Uma colher de sopa cheia (20 gramas) de leite condensado entrega 62,60 kcal e 49,20 mg de cálcio.

OBS | Vale ressaltar que tanto o creme de leite quanto o leite condensado, são ingredientes de outras preparações e os valores de calorias e de cálcio são aqueles presentes em uma medida caseira (uma colher de sopa cheia) e não em uma porção em si, pois estes alimentos não têm porções de consumo como alimento, apenas como ingrediente.