Dicas para emagrecer com saúde

12/07/2018 | Da Redação
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Regimes restritivos não são indicados para perda de peso

Muitas pessoas acreditam que para emagrecer vale tudo, inclusive deixar de consumir alguns alimentos. O problema dessa atitude é que ela afeta negativamente a saúde, uma vez que o corpo não recebe todos os nutrientes necessários. E mais: a prática pode até funcionar no começo, mas a tendência é que, após o término da dieta, o aumento de peso seja dobrado.

Assim, a melhor opção é realizar uma reeducação alimentar. “Mudar hábitos alimentares leva de seis meses a dois anos, por isso não se culpe se ‘escorregar’ durante este tempo. Trace metas e procure o apoio de uma equipe multiprofissional como nutricionistas, psicólogos e médicos, pois isso fará com que a mudança seja mais leve”, afirma Deborah Gariba Nune, nutricionista credenciada da Paraná Clínicas.

Para ajudá-la a perder peso da forma correta, sem prejudicar a saúde, a especialista ensina cinco passos que devem ser seguidos antes de iniciar uma dieta.

  1. Opte por uma dieta saudável que se adeque ao estilo de vida, isso é fundamental para o êxito da dieta;
  2. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, pois essa prática hidrata o organismo e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas;
  3. Realize cinco refeições ao dia. Inicie pelo café da manhã, tenha um bom almoço e evite trocar o jantar por lanches. Não se esqueça das alimentações intermediárias entre as refeições;
  4. Não exagere no consumo de doces, carnes gordas, frituras e gorduras;
  5. Pratique ao menos 30 minutos de atividades físicas por dia. A combinação de alimentação equilibrada e treino potencializa os resultados.