Equilibre sua sopa

18/08/2017 | atualizado em 22/08/2017 | Da Redação
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Nutricionista indica os ingredientes certos para compor a receita

cumbuca com sopa

Vai preparar uma sopa quentinha para o jantar com a família? Então fique esperta para não acrescentar alimentos que podem deixar o prato com excesso de carboidratos e gorduras. Bons exemplos de ingredientes que devem ser consumidos com moderação são: mandioca, batatas, amido de milho e outros tubérculos, além de creme de leite, leite, manteiga e queijos amarelos.

Natasha Barros, nutricionista esportiva especialista em body designer, de São Paulo (SP), alerta para outro erro comum: a falta de proteínas que são liquidificadas, fazendo com que as fibras sejam perdidas nesse processo. Por isso, o índice glicêmico da sopa é alto, e isso eleva sua quantidade de açúcar no sangue, gerando picos de insulina, que prejudicam o emagrecimento e favorecem o ganho de gordura.

“As proteínas são importantíssimas para a saciedade, emagrecimento e manutenção da massa muscular. Já as fibras, contribuem para melhorar a saúde do intestino, diminuir o colesterol sanguíneo, melhor seus níveis de açúcar no sangue e favorecer a perda de peso”, afirma.

As fibras, contribuem para melhorar a saúde do intestino, diminuir o colesterol no organismo

Dentre as opções saudáveis, a especialista sugere acrescentar peito de frango desfiado e carnes cozidas, como músculo bovino, que é uma opção barata e com menor teor de gordura que alcatra, por exemplo. “Para acrescentar fibras na receita, a quinoa é uma ótima opção para intolerantes ao glúten, além de ser uma boa fonte de proteínas”, indica Natasha.

Além disso, a nutricionista diz que a aveia é rica em fibras e importante fonte de vitaminas do complexo B e pode ser usada na preparação. O ingrediente auxilia a função intestinal, além de possuir fitoesteróis que ajudam na redução de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como colo retal.