Três mitos e verdades sobre a dieta Cetogênica

14/11/2017 | Da Redação
Nutrição Destaque
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Entenda porque é possível perder peso com esse plano alimentar

mulher cozinhando para ilustrar matéria sobre dieta cetogênica

Quer uma dieta repleta de benefícios e vantagens? O nome dela é dieta Cetogênica. “Muitas pessoas pensam em passar alguns dias ou semanas com uma alimentação específica, e depois ‘voltar ao normal’, mas o ideal é utilizar o conceito de alimentação e estilo de vida”, explica Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada para saúde e bem-estar, pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia. E essa é a característica da dieta Cetogênica. Separamos abaixo três mitos e verdades esclarecidos por Polesso para explicar porque é possível emagrecer com esse plano alimentar. Confira!

Mito 1: dieta Cetogênica exige consumo zero de carboidrato | Segundo o especialista, a ideia do consumo de carboidratos no nível zero é praticamente impossível. “Seguir uma dieta Cetogênica significa reduzir bastante o índice de carboidratos, mas as verduras e legumes terão alguma quantidade deles”, explica. Caso o modelo de alimentação seja seguido à risca, serão consumidos cerca de 20 gramas de carboidratos por dia. “Isso já vai ser o suficiente para que o corpo entre em estado de cetose”, salienta.Trata-se do momento em que o corpo começa a consumir os ácidos graxos, ou seja, a gordura do corpo como fonte de energia, devido à ausência de carboidratos.

Mito 2: basta comer apenas proteínas | Na verdade, o consumo de proteínas não deve ser exagerado. “O excesso pode ser convertido em glicose pelo corpo”, explica. Apesar de exigir uma presença grande de carnes, ovos, peixes, laticínios integrais e frutos do mar, a dieta Cetogênica também conta com a presença de alimentos como legumes de baixo índice glicêmico, folhas, nozes e castanhas, manteiga, gorduras de boa qualidade (como óleo de coco e azeite de oliva), frutas de baixo índice glicêmico em moderação (como mirtilos, amora e morango) e bebidas como café e chá.

Mito 3: é uma dieta complexa de seguir | O especialista destaca que, na verdade, não há complexidades para seguir este tipo de alimentação. “De forma geral, basta restringir o consumo de carboidratos, alimentos industrializados e refinados, e consumir alimentos verdadeiros”, explica. Polesso também destaca que, mesmo assim, é importante ter o aval de um profissional. “Acredito que toda pessoa, antes de fazer grandes mudanças alimentares, deve consultar um profissional de sua confiança”, observa.

Verdade 1: qualquer um pode fazer | Não há qualquer tipo de restrição quanto à dieta Cetogênica. “As pessoas que mais se beneficiariam deste estilo alimentar são aquelas que visam perda acelerada de peso, diabéticos e pessoas que sofrem de problemas relacionados a síndrome metabólica”, resume Polesso, destacando sempre a importância do acompanhamento médico, especialmente no caso dessas doenças.

Verdade 2: é preciso esperar o corpo “se acostumar” | É importante levar em consideração que o corpo precisa de um período de adaptação quando mudanças bruscas são feitas na dieta. “Muita gente que muda a dieta de repente precisa saber que nas duas semanas seguintes o corpo pode sofrer alguns efeitos pela falta de açúcar”, explica. É como a abstinência que fumantes sentem quando param de fumar, por exemplo, que exige um tempo para que o corpo comece a se sentir melhor. “Se você não se sentir com energia e disposição no começo, saiba que em breve seu corpo vai se acostumar e se sentir melhor”, completa.

Verdade 3: não existe risco de ter cetoacidose | Polesso conta que o excesso de corpos cetônicos é eliminado na urina, ao contrário do que muitos pregam. E o excesso que causaria a chamada cetoacidose não é causado pela alimentação. Por isso, não é preciso ter medo da produção destes elementos.