Dieta de “engorda”

13/02/2018 | atualizado em 14/02/2018 | Da Redação
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Uma alimentação correta e bons hábitos no dia a dia ajudam

Acredite: há uma pequena parcela de pessoas que deseja ganhar peso. Para fazer isso de maneira saudável, segundo a nutricionista Laís Folha, da Clínica Megamed, em São Paulo (SP), é preciso investir nos alimentos certos, praticar atividades físicas e dormir de 7 a 8 horas por dia.

O que comer?

Inclua no cardápio frutas, cereais e tubérculos com carboidratos integrais, como mandioca, arroz integral, quinoa, amaranto, aveia, milho, batata-doce etc, além das gorduras boas, como azeite de oliva.

Além disso, alimente-se a cada duas ou três horas, realizando entre seis ou sete refeições por dia. Consuma proteínas nas refeições principais, no pós-treino ou na última refeição antes de dormir. Entre as proteínas saudáveis estão ovos, leguminosas, tofu, soja, peixes, carne bovina magra, frango, leites e derivados com baixo teor de gordura.

O que atrapalha?

Alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura trans (como refrigerantes, sucos, bolos, pães, molhos industrializados, etc) devem ser eliminados do cardápio. Além de não serem saudáveis, dificultam o ganho de músculos. Outro vilão pouco conhecido é a mastigação inadequada. Engolir a comida rapidamente pode atrapalhar todo o processo de aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Mastigue uma porção pequena, por cerca de 10 a 12 vezes. Repouse os talheres na mesa entre uma bocada e outra.