Em excesso, carboidratos se transformam em gordura corporal

26/11/2017 | atualizado em 29/11/2017 | Da Redação
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Versões mais saudáveis, carboidratos complexos têm mais fibras e velocidade lenta de digestão

batata, pão, macarrão, banana, arroz, alimentos fontes de carboidratos

Considerados grandes inimigos das dietas de emagrecimento, os carboidratos simples possuem alto índice glicêmico e são absorvidos rapidamente pelo organismo. Sim, eles são ideais para fornecer energia, mas, quando consumidos em excesso, acabam se armazenando no corpo em forma de gordura.

“Ela pode ficar localizada na barriga, como ‘gordura visceral’, ou seja, entre os órgãos e relacionada às doenças cardiovasculares, ou no fígado. Só depende do metabolismo”, explica Cristiane Molon, nutróloga de Jaraguá do Sul (SC).

A alternativa é substituir alguns alimentos por suas versões mais saudáveis, optando pelos chamados carboidratos complexos. Eles possuem mais fibras, diminuem a liberação de insulina, promovem mais saciedade, reduzem o depósito de gordura e, por terem digestão mais lenta, ainda aumentam gradualmente os níveis de açúcar no sangue.

Arroz integral, aveia, quinoa, batata doce e grão de bico estão entre as opções. A especialista também sugere acrescentar à alimentação mais “comida de verdade”, como inhame, batata cará, aipim, legumes, verduras e frutas.