Kombucha: a bebida capaz de turbinar a imunidade

30/03/2017 | atualizado em 03/04/2017 | Da Redação
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Aprenda a fazer em casa!

copo com kombucha

Você já ouviu falar do Kombucha? A bebida feita a partir de leveduras e bactérias benéficas (Acetobacter) que fermentam o chá preto misturado com açúcar. Tem um sabor adocicado, levemente ácido e gaseificado. Seus efeitos benéficos têm despertado muito interesse e curiosidade. “Trata-se de um probiótico, isto é, alimento com organismos vivos que quando administrados em quantidades adequadas, oferecem benefícios à saúde”, afirma Carina Müller, nutricionista e chef de cozinha, de São Paulo (SP).

Para Andréia Guarniei, nutróloga de São Paulo (SP), o alimento contribui para a melhora da flora intestinal que está diretamente ligada à imunidade e consequentemente a outros problemas de saúde, tais como candidíase, constipação, cistite, infecção urinária, diarreia, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, inflamação intestinal. “Propriedades bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórias também podem ser atribuídas à bebida”, diz a médica. Carina completa: “Estudos relatam melhora no sono e alívio de dores em ratos. Desta forma, pode contribuir para o processo de emagrecimento, desde que acompanhado de uma dieta equilibrada”, explica a nutricionista.

Aprenda a preparar o kombucha

Faça um chá (pode ser preto ou verde), misture o açúcar (que será o alimento dos microrganismos) e deixe esfriar até uma temperatura amena antes de colocar a colônia, para que esta não morra devido à alta temperatura. Em seguida, coloque em um vidro, adicione a colônia com mais 10% do líquido de outro Kombucha, cubra com um pano limpo e amarre com um barbante ou elástico para não entrar nenhum inseto. A fermentação deve acontecer de 6 a 10 dias, dependendo da temperatura ambiente. O vidro deve ficar num local arejado e sem luz direta. Depois coe e está pronto para o consumo.

O produto final é uma bebida levemente carbonada com ácidos orgânicos, vitaminas, minerais e os componentes presentes nos chás naturalmente, tais como antioxidantes (flavonoides e catequinas), cafeína e aminoácidos, ou seja, uma bebida rica nutricionalmente. Para a nutricionista, o consumo recomendado é de 100 a 300 mililitros por dia.

Atenção | Apesar de não possuir toxidade, o preparo do Kombucha deve ser muito cuidadoso, todos os utensílios devem ser esterilizados e limpos antes do uso para evitar contaminação da bebida por microrganismos.