Mitos sobre a lactose

06/02/2018 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Açúcar do leite é fundamental para o desenvolvimento da estrutura óssea

Quando se fala em leite e seus derivados, muitas das dúvidas que surgem dizem respeito à lactose, o açúcar encontrado na bebida. Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), de São Paulo (SP), desvenda quatro mitos sobre o componente:

1. A lactose é sempre vilã

Na verdade, trata-se de um carboidrato, um açúcar intrínseco do leite que tem como função fornecer energia ao corpo e ajudar na absorção de cálcio. Essa função nutricional é especialmente importante para as crianças, que necessitam do mineral para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea.

2.  A lactose engorda

O leite é um alimento de baixo índice glicêmico, já que a lactose sempre é absorvida entre as proteínas, carboidratos e gorduras que fazem parte dos lácteos. Por isso, os lácteos fornecem as condições ideais de metabolização destes nutrientes.

3. Nunca pode ser consumida por quem tem intolerância

Em casos leves e moderados de intolerância, é permitido consumir quantidades conhecidas de lactose. Queijos e iogurtes, por exemplo, têm um nível menor de lactose devido ao seu processo de produção.

4. Provoca inchaço

A lactose, por si só, não causa o edema. Por outro lado, a presença de qualquer alimento no estômago e no intestino, e os gases resultantes do processo digestivo, geram um leve inchaço.