Mitos e verdades sobre os chás

11/01/2018 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Chá emagrece? Acalma? Esclareça essas e outras dúvidas sobre a bebida

chá de hortelã com cravo e limão para ilustrar matéria sobre chás

Segunda bebida mais consumida no mundo, o chá traz saúde e bem-estar ao corpo. Bianca Naves nutricionista e sócia-diretora da NutriOffice, de São Paulo (SP), comentou os principais mitos e verdades acerca da bebida.

Infusões e chás são iguais| Falso. Há diferenças pelo fato de que vêm de diferentes plantas. Por exemplo, os chás verdes e pretos são infusões feitas a partir das folhas da Camellia sinensis. Estes chás têm propriedades particulares, porque contêm cafeína, teanina e flavonoides provenientes desta planta. Além disso, há outras infusões oriundas de outras plantas.

O chá-verde tem uma grande quantidade de cafeína | Falso. O chá-verde tem cerca de 36 mg de cafeína por xícara, metade da quantidade encontrada no café. A recomendação de consumo é de até 400 mg de cafeína por dia.

O consumo de chá-verde pode ter efeito termogênico | Verdade. Estudos associam o consumo do chá-verde ao aumento do metabolismo de energia e oxidação de gorduras e apontam uma relação entre o consumo de catequinas e cafeína, presentes no chá-verde, e a redução destes indicadores. A bebida tem um grande ponto positivo para quem busca a manutenção de um peso adequado, por ser uma opção saborosa e com praticamente zero calorias (quando consumida sem adição de leite ou açúcar).

Infusões de chás de saquinho não têm benefícios como as infusões dos chás a granel  | Falso. Ambos possuem as mesmas substâncias em suas folhas. A liberação destas substâncias depende de muitos fatores, mas principalmente da quantidade de folhas utilizadas, da temperatura da água, do tempo de infusão e do contato da água com as folhas. Dessa maneira, se todas as condições forem iguais, as infusões serão similares.

Chá de gengibre pode ter efeito digestivo | Verdade. Há indícios de que os romanos e os gregos usavam esta raiz há mais de 2 mil anos devido a sua ação digestiva. Vale ressaltar que a infusão de gengibre contém praticamente zero caloria (quando consumida sem a adição de leite ou açúcar).

Chá de camomila ajuda a relaxar| Verdade. A camomila é tradicionalmente consumida como uma infusão que ajuda a acalmar, mas também tem seu consumo associado a outros benefícios percebidos pela população, como melhorar a digestão e aliviar dores de estômago. Por seu sabor suave e pela ausência de cafeína, é uma boa opção para os momentos de tranquilidade e relaxamento.