Mix de fibras: conheça os benefícios e aprenda a fazer

12/06/2018 | Da Redação
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Os alimentos ajudam a manter os bons níveis de colesterol

Adicionar as fibras no cardápio ajuda a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do intestino, diminuindo a absorção de gordura e, de quebra, ajudando a controlar o peso, por promover saciedade. Mais do que isso: contribui para a prevenção do câncer de cólon, doenças cardiovasculares ― ajudando a manter bons os níveis de colesterol ―, diabetes e obesidade. E para obter esses benefícios e ainda acrescentar sabor e crocância à salada de frutas, por exemplo, Melina Aniquini, nutricionista do Grupo Natural da Terra, ensina a fazer um mix de fibras e, ainda, destaca o benefício de cada grão.

Aveia | é o cereal mais rico em nutrientes. A quantidade de fibras presentes contribui para a redução do colesterol LDL, conhecido também como colesterol ruim.

Amaranto| é considerado a melhor proteína de origem vegetal, além de ser rico em cálcio e zinco.

Quinua | apresenta grande concentração de zinco, cálcio e ferro, sendo este último importante na prevenção da anemia.

Linhaça | além de ser rica em ômega 3 e 6 ― importante para reduzir os níveis de triglicérides e do mau colesterol ―, também auxilia no funcionamento do intestino. 

Gérmen de trigo | é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce.

Cevada | tem excelentes doses de selênio, essencial para o funcionamento do sistema imunológico.

Para fazer o mix 

Misture todos os grãos apresentados acima, coloque em um recipiente de vidro com tampa e guarde na geladeira. Recomenda-se consumir duas colheres (sopa) por dia, no café da manhã ou nos lanches da manhã e da tarde, com frutas, iogurte ou misturados em uma vitamina.