Nutrientes que fazem bem aos olhos

07/07/2018 | Da Redação
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Além de melhorar a função visual, alguns itens podem evitar o surgimento de problemas

A saúde dos olhos tem tudo a ver com os itens que compõem o cardápio. Incluir em seu cardápio diversas vitaminas e minerais pode ajudar a melhorar a função visual e até mesmo evitar o surgimento de alguns problemas. E por falar em vitaminas, uma das principais é a vitamina A. Para se ter uma ideia, os primeiros problemas da deficiência dela no organismo é a cegueira noturna.

“Portanto, é importante consumir alimentos ricos neste nutriente, como cenoura, abóbora, espinafre e fígado. Certos minerais também estão ligados à saúde dos olhos, como o zinco e o cobre, que ajudam a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Os carotenoides luteína e zeaxantina estão diretamente ligados à saúde dos olhos, pois são encontrados na mácula (parte central da retina). Estão na laranja, no mamão, na couve-flor, na ervilha e nos brócolis. Eles formam pigmentos que absorvem o excesso de luz, têm efeito antioxidante e evitam o acúmulo de gordura no interior dos vasos oculares”, explica Andrea Lima Barbosa, oftalmologista do Rio de Janeiro (RJ).

Os antioxidantes também são muito importantes pra a visão. Isso porque os olhos sofrem – assim como o resto do corpo – um processo natural de degeneração e envelhecimento. Esse processo é acelerado pela radiação ultravioleta à qual estamos expostos diariamente. Os antioxidantes impedem o dano celular causado pela oxidação. “Manter um peso saudável ajuda a saúde dos olhos, porque pessoas acima do peso ou obesas têm mais chances de desenvolver diabetes e outras doenças que podem afetar a visão, como retinopatia diabética (vasos sanguíneos anormais que crescem por meio da retina) e hipertensiva”, conclui.