Pera: fruta indicada para o cardápio fitness

13/05/2017 | atualizado em 15/05/2017 | Da Redação
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Conheça as vantagens nutricionais da fruta

pera

Além de saborosa, a pera também traz grandes propriedades nutritivas. “Além de ser ótima fonte de vitamina C – que ajuda na boa coagulação do sangue, na manutenção da imunidade e na produção de colágeno da pele –, a fruta possui ainda vitamina A (importante para a visão e pele), e vitaminas do complexo B, que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo energético”, ressalta Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, de São Paulo (SP).

E não é só: a pera também é rica em minerais, como o potássio, que é indicado para contração muscular e pressão arterial. “É ideal para quem faz atividades físicas em ambientes muito quentes ou quem precisa controlar a pressão arterial e, em complemento, apresenta manganês, magnésio e cobre, auxiliando na saúde dos ossos”, aponta Renata.

Além de ser ótima fonte de vitamina C – que ajuda na boa coagulação do sangue, na manutenção da imunidade e na produção de colágeno da pele –, a fruta possui ainda vitamina A (importante para a visão e pele)

As fibras do alimento também é um diferencial, contribuindo para o bom funcionamento intestinal e para o controle do açúcar no sangue, principalmente se consumida com a casca. “Contém também antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e prevenindo o organismo de doenças crônicas”, completa.

Consumida em geral crua ou em preparações doces e salgadas, muitas vezes combinada perfeitamente a queijos finos, costuma ser também a melhor opção para o dia a dia de quem segue um cardápio fitness e pratica regularmente atividades físicas, tanto pela quantidade reduzida de apenas 50 calorias por unidade, como por seu alto poder de hidratação: a água representa mais de 80% de sua composição.