Peras: conheça as diferenças entre as variações da fruta

26/04/2018 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Especialista explica a indicação de consumo de cada tipo

Gosta de pera? Essa fruta está sempre na lista de favoritas por sua doçura, sabor suave e suculência. Considerada diurética, ela também pode ser consumida com a casca, o que eleva a ingestão de fibras e contribui para o controle do colesterol, pressão arterial e bom funcionamento intestinal.

No Brasil, as variedades mais consumidas são: d’água, d’anjou, ercolini, rocha portuguesa e williams. “Os benefícios são iguais em qualquer variedade, o que pode mudar o valor nutricional da pera é o grau de maturação. A principal diferença entre elas está mesmo na cor da casca, consistência da polpa, formato e sabor”, explica Letícia Amaral, nutricionista do Oba Hortifruti, de São Paulo (SP).

Confira a seguir as características e melhores formas de consumo dessas cinco variedades de peras, listadas pela especialista.

D’água | Com casca granulada, esse tipo de pera possui a polpa mais delicada que a Williams, textura suculenta amanteigada e sabor adocicado. É ideal para o consumo in natura ou em saladas.

D’anjou | Arredondada e com pouco caldo, ela não possui manchas pardas na casca. Ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte, como o gorgonzola. Também pode ser usada no preparo de sorvetes, geleias e cremes.

Ercolini | Pequena, com tamanho oval e muito saborosa, ela é excelente para o consumo ao natural ou no preparo de doces. Uma ótima opção para deixar o lanchinho dos pequenos mais gostoso e nutritivo.

Rocha Portuguesa | Essa variação tem a polpa macia, suculenta e docinha, com um perfume ligeiramente acentuado e casca amarela. Muito usada na fabricação de compotas e saladas, mas também pode ser consumida in natura. Faz uma combinação perfeita com queijos de sabor intenso.

Williams | De consistência dura, granulosa e sabor ácido, geralmente é usada no preparo de pratos que pedem o cozimento da fruta, pois ela não desmancha com facilidade. Também é excelente para servir como sobremesa, acompanhada de queijo de cabra ou queijo bleu.