Pessoas diabéticas podem tomar suplementos alimentares?

30/11/2017 | Da Redação
Nutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Endocrinologista esclarece dúvidas sobre o assunto e ressalta a importância de consultar sempre um profissional de saúde

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. A doença, que se caracteriza basicamente pela elevação nos níveis de glicose no sangue, não tem cura e requer cuidados diários.

Como muitas dúvidas surgem sobre o assunto, inclusive quando está relacionado ao uso de suplementos por parte de praticantes de atividades físicas – que querem potencializar os resultados dos treinos –, Pedro Assed, endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Mestre em endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esclarece algumas questões:

Diabéticos podem tomar suplementos alimentares?
Os pacientes com diabetes do tipo 1 (insulino-dependente) não devem fazer uso de suplementação, a não ser que seja com orientação médica ou de nutricionista. Já aqueles com diabetes tipo 2 podem fazer uso das substâncias, desde que tenham em sua composição baixo teor de carboidrato, e que seja também indicado por especialista.

Geralmente, os suplementos indicados para diabéticos do tipo 2 vem com a indicação na embalagem (como o selo da Associação de Diabetes Juvenil – ADJ) ou escrito “low carb”. É importante frisar que boa parte dos suplementos não possuem o aviso e, na maioria das vezes, contém carboidratos de fácil absorção em grande quantidade, o que para um paciente com diabetes pode ser fatal, visto que sua glicemia irá subir rapidamente.

E os suplementos de academia como Whey Protein e BCAA?
Existem marcas com opções “low carb”, que podem ser ingeridas por portadores de diabetes tipo 2. Quanto ao BCAA (Brain Chain Amino-Acids = Aminoácidos de cadeia ramificada), que é um suplemento de proteínas, também deve ser ingerido sob orientação. Isso porque o diabetes afeta os rins provocando proteinúria (escape de proteínas na urina) e, nesses casos, o consumo e a suplementação de proteínas deve ser restrita.

Há outro tipo de suplemento que diabéticos não podem usar?
A suplementação de outros produtos com finalidade esportiva ou recreacional esta contraindicada para diabéticos tipo 1. Já aos portadores do tipo 2, recomenda-se cautela e consulta a um profissional de saúde.

Quais cuidados a pessoa que tem diabetes deve ter antes de comprar e consumir suplementos?
O maior perigo é a automedicação ou a autosuplementação.  Portanto, é preciso sempre verificar com o especialista se aquele produto se encaixa na quantidade de carboidratos, proteínas e calorias que uma pessoa com diabetes deve consumir diariamente. De maneira geral, os produtos para portadores de diabetes têm menor teor de carboidratos (low carb, diet, sem açucar e quantidade restrita de proteínas).

Alguns sumplementos, como o Glucerna SR, são feitos de carboidratos mais complexos de absorção lenta que não elevam tanto a glicemia, indicados para pacientes com diabetes, tanto antes ou depois da atividade física.