Saiba como o carboidrato pode influenciar no seu humor

17/02/2017 | atualizado em 02/03/2017 | Gabriela Martins
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Eles estão ligados aos impulsos nervosos responsáveis pelo bem-estar

diet, cooking, culinary and carbohydrate food concept - close up of grain, pasta and beans in glass bowls with potatoes on table

Alguma vez você já ouviu falar sobre alimentar o humor? Esse termo pode ser a explicação para aquela vontade de comer uma torradinha, salada de frutas ou até mesmo uma fatia de pão durante o dia. Mas, além de fome, o humor pode apresentar algumas mudanças com a ausência de itens essenciais para a dieta. “Isso porque alguns alimentos, incluindo as massas, possuem nutrientes que induzem a formação de serotonina, dopamina e noradrenalina, principais neurotransmissores responsáveis por transmitir impulsos nervosos ao cérebro, influenciando diretamente na sensação de bem-estar”, explica Alessandra Godoy, nutricionista do grupo Equilibrium e consultora da Adria.

No entanto, basta escolher os alimentos certos para mandar a falta de ânimo e a indisposição para bem longe.  E que tal apostar em uma bela macarronada? “O carboidrato, por exemplo, fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar, além de atingir diretamente o humor, por ser transformado em glicogênio ― substância que possui papel importante na produção de serotonina ― quando ingerido”, afirma. Para ampliar a lista de compras e garantir o humor nas alturas, a especialista também sugere a ingestão de espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. “Isso porque são boas fontes de ácido fólico, ômega 3, vitamina B6, vitamina C e magnésio, nutrientes que também participam da produção de neurotransmissores”, conclui Alessandra.