Seis motivos para ter o ovo no cardápio

09/06/2017 | atualizado em 12/06/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

O alimento turbina a saúde e dá um up na beleza

ovo no cardápio

Ele passa longe de ser vilão da alimentação. Pelo contrário: sacia com poucas calorias e, de quebra, ajuda você a ganhar músculos e a turbinar o organismo com vitaminas e minerais essenciais. Sim, estamos falando do ovo, alimento que funciona como uma capsula de saúde para o corpo.

Confira abaixo motivos para incluir o ovo na alimentação, listado por Sandra Wages, nutricionista da Granja Mantiqueira, de Itanhamdu (MG).

Aliado da juventude | O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenoides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce das células.

Cheio de nutrientes | A gema do ovo contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. Uma gema fornece entre dez e 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Na gema estão 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva.

Fonte de proteína | A clara do ovo é fonte de proteína pura, de acordo com a especialista, e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

Garante saúde e beleza | O ovo deixa a pele mais bonita, melhora o humor e combate a flacidez, uma vez que é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno.

Ajuda a emagrecer | O consumo de ovos produz sensação de saciedade, reduzindo o apetite e ajudando na perda de peso.

Fortalece os cabelos e as unhas | Para quem sofre com os cabelos quebradiços e unhas fracas, a dica é adicionar mais ovos na alimentação. Isso porque o alimento é rico em vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.