Suplemento alimentar: quando usar?

27/11/2017 | atualizado em 29/11/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Anvisa faz alerta sobre o uso por parte de praticantes de atividades físicas

comprimidos para ilustrar matéria sobre suplemento alimentar

Para se manter em adequado funcionamento, o organismo precisa de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Quando as quantidades recomendadas de consumo não são alcançadas por meio da alimentação, indica-se o uso de suplementos para complementar a dieta de uma pessoa saudável ou atender a necessidades específicas.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável por regulamentar o produto, a suplementação também é muito utilizada pelos praticantes de atividade física. No entanto, determina-se que seu uso seja feito por atletas profissionais, ou seja, praticantes de exercício físico com objetivo de especialização, desempenho máximo e participação em esporte com esforço muscular intenso.

Somente um médico ou nutricionista poderá analisar a qualidade da dieta, demanda fisiológica específica (gestação ou lactação), estado nutricional deficiente (visto em exames), entre outras características do indivíduo. Caso tais condições não se apliquem, é possível evitar a deficiência de nutrientes a partir da alimentação.

A banana, por exemplo, é rica em fibras, potássio, vitamina C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. Com a fruta, é possível também preparar receitas que deixam sua alimentação mais saudável e saborosa. Confira algumas receitas sugeridas por Vanessa Caluete, nutricionista clínica da LC Restaurantes, empresa de refeições coletivas de São Paulo (SP), e pós-graduada em Nutrição e Metabolismo Esportivo pelo GANEP – Nutrição Humana, que levam esse ingrediente.

 

Mingau Proteico

Ingredientes
2 bananas pequenas, maduras
½ xíc. (chá) de aveia
½ xíc. (chá) de água
½ xíc. (chá) de leite desnatado
¾ xíc. (chá) de claras de ovo
1 col. (sopa) de mel
½ col. (chá) de canela

Modo de fazer
Em uma tigela, amasse uma banana adicionando a aveia, o mel, o leite, as claras de ovo e misture bem. Em uma panela, ferva a água e adicione os ingredientes da tigela, cozinhando durante 5 minutos, mexendo de vez em quando até obter uma mistura firme e suave. Coloque o mingau em uma tigela e cubra com rodelas do restante das bananas. Adicione a canela e está pronto!

 

Vitamina de banana com nozes

Ingredientes
½ banana
30 gramas de nozes
1/3 de copo (americano) de extrato de soja
5 cubos de gelo

Modo de fazer
Torre as nozes em um forno pré-aquecido. Bata bem as bananas, o extrato de soja e o gelo em um liquidificador. Coloque as nozes e bata mais um pouco. Sirva em seguida.