Tenha um inverno sob controle

17/07/2017 | atualizado em 20/07/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Especialista indica alimentos para consumir na estação

alimentos saudáveis para ter um inverno sob controle

Apostar nos alimentos que dão mais saciedade é a chave para manter a boa forma nessa época do ano. De acordo com Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia, de São Paulo (SP), vale a pena dar espaço aos alimentos que suprem as necessidades do organismo para evitar o hábito de beliscar.

A médica ressalta que não é necessário se sacrificar durante a estação, mas vale fazer algumas alterações na rotina alimentar e se disciplinar. “Uma dica é apostar nos alimentos quentes com baixas calorias, como chás, sopas e caldos”, acrescenta ela. Outro ponto importante é manter a hidratação do corpo em dia, pois, com a produção de calor, o corpo exige mais água. A recomendação é ingerir 1,5 litros de água, no mínimo.

Para manter a saúde e a boa forma em dia é preciso bom senso e equilíbrio. “Mas, se você fugiu da dieta, não se martirize. Viva consciente dos seus atos e sem culpa, até porque ela engorda e muito”, complementa a doutora.

A especialista lista abaixo alguns alimentos que são aliados desse período. Confira!

Frutas e oleaginosas | Contêm ômega 3, controlam as taxas de colesterol no sangue, beneficiam a memória e a concentração. Ideais para petisco.

Canela | Aumenta a temperatura do corpo, ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico.

Gengibre | Auxilia na queima a gordura por ser termogênico, ajuda na circulação do sangue e dá aquela sensação de conforto térmico, além de ser anti-inflamatório. Um bom chá de gengibre com cravo e canela também é indicado para oferecer aconchego térmico.

Pimenta | Além do efeito termogênico, ainda controla o apetite.