Tome chá o ano todo

08/10/2017 | atualizado em 11/10/2017 | Gabriela Martins
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A bebida traz benefícios para todas as estações

xícara de chá

O inverno acabou e o consumo de chás não é mais recomendado, certo? Errado! Mesmo quente, a bebida combina com qualquer momento do dia e pode ser consumida o ano todo, principalmente porque além de agregar sabores e aromas, também oferece boas doses de benefícios à saúde.

“Diferentes chás podem compor diversos momentos do seu dia, que podem agregar benefícios ao seu corpo. Como dizia Gladstone, ex-primeiro-ministro inglês, se você está com frio, o chá te aquecerá; se está com calor, o chá te refrescará; se está deprimido, ele te animará; se você está agitado, ele te acalmará”, explica Bianca Naves, nutricionista e sócia-diretora da NutriOffice e consultora da Lipton, de São Paulo (SP).

Além da possibilidade de harmonização com diversos pratos e preparações, é possível combinar a bebida com cada estação do ano. Confira a seguir algumas dicas de chás e infusões para cada período, listadas pela especialista.

Primavera: infusão de frutas vermelhas | Na primavera o tempo fica mais quente e agradável, portanto, acordar o corpo sonolento é importante. Os chás de frutas vermelhas e flores têm aromas muito agradáveis, que estimulam sentidos e despertam o corpo. “As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imune”, afirma

Verão: chá-verde | Para agregar os benefícios dos exercícios físicos feitos ao ar livre – comuns nessa época do ano – e ajudar a prevenir a desidratação, o chá-verde pode ser uma boa escolha. De acordo com a especialista, a bebida contém naturalmente flavonoides, que podem estar associados a um menor risco de doenças cardiovasculares. “Além da água, os chás são opções interessantes para aumentar a ingestão de líquidos. Por exemplo, o chá verde pode ser refrescante e delicioso, mas preste atenção no tempo de infusão para não ficar com sabor amargo”, alerta.

Outono: infusão de gengibre e camomila | Com oscilação constante de temperatura, o outono é um convite é capaz de proporcionar conforto térmico e um momento de relaxamento. “O chá de gengibre é conhecido popularmente por acelerar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico, além de seus benefícios anti-inflamatórios” explica a nutricionista. Além do gengibre, a infusão de camomila é tradicionalmente conhecida como tranquilizante natural, é uma boa opção a ser explorada nesta estação.

Inverno: chá-preto | Durante o inverno, o corpo tem a necessidade de armazenar mais energia para conseguir equilibrar nossa temperatura corporal. O chá-preto é proveniente da Camellia sinensis e passa por um processo chamado de oxidação para garantir uma tonalidade mais escura e um sabor adstringente. Além disso, o chá preto tem cafeína e teanina – esta combinação pode melhorar a atenção e dar foco. “Servido puro ou com leite, o chá preto pode reabastecê-lo e aquecê-lo”, sugere.