Turbine a imunidade

08/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba quais itens não podem faltar no cardápio

mulher comendo frutas para melhorar a imunidade

Ar seco, frio e variação da temperatura são alguns fatores que contribuem para a imunidade baixa e vulnerabilidade a gripes e resfriados, rinite, bronquite e infecções respiratórias. Por isso, a dica é redobrar os cuidados com a alimentação.

“Alguns alimentos ajudam a reforçar a proteção do organismo, por reunir muitos componentes que fortalecem a imunidade. Além disso, também é possível  fazer escolhas saudáveis que ajudam a manter a dieta nessa época do ano”, ressalta Patrícia Cruz, nutricionista comportamental, de São Paulo (SP).

Veja abaixo os alimentos que não podem faltar no seu cardápio durante essa estação, listados pela especialista.

Água | “Com as temperaturas mais baixas, sentimos menos sede, porém, é preciso manter a mucosa das vias aéreas hidratadas. Dessa forma, faça a ingestão de água diariamente”, recomenda Patrícia.

Chás |  São quentes, apresentam poucas calorias e auxiliam na hidratação. “Aposte em ervas como, cidreira, camomila e hortelã (com pouco açúcar!) e acrescente rodelas de limão ou laranja. Frutas cítricas são muito bem-vindas neste momento”, aconselha a nutricionista.

Frutas cítricas | Devem aparecer com maior frequência neste período, pois são ricas em vitamina C e reforçam o sistema imunológico. “Experimente tangerina, laranja, kiwi e abacaxi”, sugere a especialista.

Saladas | Neste período as saladas frias não podem ser deixadas de lado. Os vegetais folhosos podem ser consumidos em forma de salada, refogados com pouco óleo e sal ou a vapor. “Sua dieta irá continuar rica em fibras e micronutrientes, como ferro, cálcio e vitamina A, que são importantes para reforçar o sistema imunológico”, conta Patrícia.

Carne vermelha, frango, peixe | São fontes de zinco, mineral que atuam diretamente no reforço do sistema imunológico.

Arroz integral, aveia, granola e pães integrais | No inverno a fome aumenta e o desejo por doces e alimentos mais ricos em carboidratos também é maior. Para que não haja o risco de ganho de peso e desequilíbrio na dieta, opte por carboidratos integrais que causam maior saciedade e auxiliam no controle do peso.