Alimentos umami colaboram com a saúde bucal

13/11/2017 | Da Redação
Nutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba quais são eles e como oferecem benefícios

tomate, uma dos alimentos com sabor umami

Além da higienização, os hábitos alimentares são cruciais para manter a saúde bucal em dia, por isso, a dica de Pense Leve é variar o cardápio. “Com a alternância, as papilas gustativas são estimuladas por todos os gostos básicos do paladar humano”, ressalta a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa. Não há alimentos que precisam ser radicalmente eliminados da dieta, mas devem ser consumidos com moderação. Este é o caso do açúcar, de alimentos gordurosos e molhos fortes, pois podem prejudicar o esmalte dentário e facilitar o aparecimento de cáries.

E na lista de alimentos que deixam a boca mais saudável os ingredientes umami – que compõem o quinto gosto básico do paladar humano – são sempre bem-vindos. “Uma das principais características do gosto umami é o aumento da salivação. Ao entrar em contato com o alimento, a saliva dissolve e espalha elementos que conferem o sabor. E com a lubrificação proporcionada pelos alimentos umami, há uma melhora na mastigação e deglutição”, ressalta.

Além disso, a salivação evita a descalcificação dos dentes pelo desgaste da mastigação e neutraliza ácidos presentes nos alimentos. Entre os alimentos indicados, a especialista destaca milho, tomate, algas, peixes, cogumelos, queijos maturados, entre outros.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, a higiene bucal deve ser feita diariamente com o uso de fio dental e escova de dente, principalmente após as refeições. É importante também visitar periodicamente o dentista para garantir a limpeza dentária e evitar a formação de placas bacterianas ou cáries.