Arroz: conheça os tipos e benefícios

10/02/2017 | atualizado em 12/02/2017 | Da Redação
Nutrição
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O arroz integral está entre os que mais oferecem benefícios à saúde

Você sabia que existem mais de três tipos de arroz? Além dos tradicionais integral, branco e parboilizado, ainda existem as opções: negro, vermelho, basmati, cateto e arbóreo.  Confira abaixo os benefícios de cada um deles.

Polido (arroz branco) | “Base da alimentação do brasileiro é um alimento rico em carboidratos e com pouca proteína. Em combinação com o feijão, como hábito de nossa culinária, forma um composto de aminoácidos mais completo”, afirma Gisele Carvalho, nutricionista da Clínica MedPrimus, de São Paulo (SP).  Por ser refinado ele é possui alto índice glicêmico e conta com menor quantidade de nutrientes.

 Parboilizado | “O grão inteiro é submetido ao processo de parboilização – deixado em água fervente por um período de 8 horas –, método tradicional há dois mil anos na Índia e Paquistão. Este processo deixa a casca solta, facilitando a moagem dos grãos. Este tipo de arroz tem um valor nutricional maior que o arroz comum, pois as vitaminas são permeadas para o interior do grão, não se perdendo durante a moagem”, explica Gisele.

Integral | Essa opção não é refinada, o que garante um maior aporte de nutrientes e um menor índice glicêmico. De acordo com Natasha de Barros, nutricionista de São Paulo (SP), entre os benefícios desse alimento está o alto teor de vitaminas A, C, D, E e do complexo B.  “Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo”, completa Gisele.

Negro | Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, tem quase o triplo do valor de proteínas e o dobro de fibras em relação ao integral”, esclarece a nutricionista da MedPrimus.

Vermelho | De acordo com Gisele, ele é rico em monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.

Selvagem | Apesar de levar o nome de arroz, na verdade ele é uma gramínea, que é muito utilizada na culinária oriental. Ele é pobre em gordura e rico em fibras e proteínas.

Arroz basmati | Também conhecido como arroz indiano, tem valores nutricionais parecidos com o do arroz branco e sabor adocicado, além de tamanho alongado.

Arroz cateto | Muito utilizado na culinária japonesa, ele possui uma maior quantidade de amido, o que confere mais cremosidade ao prato. Também pode ser encontrado na versão integral, que possui maior quantidade de vitaminas do complexo B.

Arroz arbóreo | Utilizado para a produção de risotos, também tem consistência cremosa e consegue absorver condimentos. Possui o mesmo valor nutricional do arroz tradicional.